logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Visitas à Ilha da Boa Viagem regressam ao circuito turístico PDF Imprimir E-mail

Mirante privilegiado da cidade preserva parte da  história de Niterói

boa-viagem1

 

19/02/2016 - Com sua ponte revitalizada para atravessar muitas décadas vindouras, a Ilha da Boa Viagem, um dos mais belos cartões-postais de Niterói, reabre neste sábado (20/02) para visitação, de cara nova e com horários e esquemas diversificados para visitantes e grupos fechados conduzidos por operadoras e profissionais de turismo.Ao longo dos últimos três meses, a Prefeitura de Niterói trabalhou no novo visual do ponto turístico da cidade. Agora, o resultado dessa intervenção poderá ser conferido em visitas guiadas por escoteiros do 4º Grupo Gaviões do Mar treinados pela Neltur. A reabertura oficial será feita pelo prefeito de Niterói a partir das 10 horas.

 


A Ilha da Boa Viagem só voltará a integrar o roteiro turístico da cidade graças a uma parceria da Prefeitura com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o grupo Gaviões do Mar, que administra a ilha. Durantes os últimos 20 anos,  o local não contava com estrutura turística  regular, o que impedia moradores e público em geral  de conhecer um pouco da história da ilha e da construção  da capela que fica no topo, datada do século XVIII.


“Vamos fazer esses horários escalonados para limitar a visitação à ilha e assim termos um maior controle para que o patrimônio não seja danificado. O planejamento foi estabelecido também para preservação do meio ambiente. A prefeitura vai trabalhar para que possamos fazer a restauração necessária da capela com todo o acompanhamento do Iphan. A população da cidade e os moradores merecem conhecer a história da Ilha da Boa Viagem e conhecer este local tão bonito”, ressaltou o prefeito.


Relatos históricos contam que o local foi batizado de Ilha da Boa Viagem porque os navegadores que chegavam ou saíam da Baía de Guanabara se ajoelhavam no convés das embarcações para agradecer a boa viagem que teriam tido ou para pedir a bênção para uma nova viagem fora da Baía. Eram comandantes e marinheiros que ajudavam a manter o local, e os donativos eram dados de acordo com a distância da viagem.


Informações como essas, além de uma vista privilegiada, serão atrações das visitas acompanhadas que acontecerão às sextas, aos sábados, domingos e feriados, em quatro horários: 9h, 11h, 14h, 16h. Para grupos fechados formados por operadoras ou profissionais de turismo, visita poderão ser agendadas pelo Disque Turismo 0800-2827755 .O tempo de permanência de cada grupo, de no máximo 30 pessoas, no local será de aproximadamente uma hora.

Neste sábado a visitação estará liberada até as 17 horas e, a partir de domingo dia 21, as visitas passarão a obedecer aos horários estabelecidos, com os grupos sendo formados pelo critério de ordem de chegada à ilha. A visitação é gratuita.

Repaginação incluiu reforma e realização de serviços básicos na ilha

Durante três meses, equipes da Emusa (Empresa de Urbanização e Saneamento) e da Seconser (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos) realizaram serviços de corte de mato, pintura, poda de árvores, reforço de iluminação, limpeza, entre outros. A ponte de 105 metros que dá acesso à ilha (e estava condenada pela Defesa Civil) passou por reformas após 15 anos sem nenhum tipo de manutenção. Todos os pilares e guarda-corpos foram reformados com colocação de piso antiderrapante. Ao todo, cerca de 40 lâmpadas LED foram colocadas no acesso e em pontos estratégicos da ilha. Na pintura, foi utilizada uma tinta que facilita a limpeza de possíveis atos de vandalismo.


A prefeitura de Niterói está elaborando um convênio com o Iphan para que possam ser realizadas obras de restauração e reparos na capela.


Dicas para o passeio à ilha

Para que o passeio à Ilha da Boa Viagem possa ser curtido com conforto pelos visitantes, a Neltur recomenda o uso de roupas leves e sapatos confortáveis. O uso de protetor solar também é aconselhado .É importante também que o visitante leve água.


Agentes da Neltur e guardas ambientais estarão no local também para orientar turistas. Serão colocadas lixeiras, mas o órgão de turismo também recomenda cuidado na hora de descartar o lixo.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ