Licitações SEMUG

Niterói é grande vencedora do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae estadual PDF Imprimir E-mail

Projeto desenvolve a gestão, incentiva a formalização de microempresários e a geração de empregos e vai concorrer na premiação nacional em maio

31/03/2016 - Niterói foi a grande vencedora do IX Premio Prefeito Empreendedor do Sebrae. O anúncio foi feito no início da tarde desta quarta-feira (30/3) no salão nobre do Palácio Guanabara, no Rio. O projeto apresentado pelo prefeito venceu a categoria principal, a de Melhor Projeto Estadual. Para conquistar o primeiro posto, a administração municipal mostrou as iniciativas no projeto “Niterói Empreendedora - Construindo a melhor cidade para se viver e ser feliz”, que implementou ações para estimular o empreendedorismo e o  crescimento econômico associado ao desenvolvimento social e humano.

No próximo dia 10 de Maio, Niterói concorrerá, em Brasília, ao prêmio nacional. Logo após o anúncio oficial, o prefeito, ao receber o troféu, observou que o prêmio destaca as qualidades dos municípios e fomenta o crescimento das cidades. “Ficamos muito felizes, pois sabemos que o prêmio é a consolidação de nossas estratégias. Todo o trabalho que realizamos até agora teve reflexos positivos. Niterói, apesar da crise, multiplicou o número de empresas. Incentivamos o empreendedorismo e ampliamos a arrecadação sem aumentar alíquotas. O município recuperou indicadores em saúde, educação e saneamento. O prêmio foi a consagração de um conjunto de medidas que coloca a cidade como uma referência positiva para seus cidadãos e para o Estado do Rio de Janeiro.” disse o prefeito.

A administração municipal de Niterói apresentou aos juízes as medidas implantadas para que a cidade hoje apresente um diferencial. São elas: Eficiência e Gestão – e-cidades; empreendedorismo; incentivo econômico: hotelaria,  Lei do Refis (descontos tributários), isenção de ISS (Naval, Saúde, Seguradoras), desburocratização e criação de Leis para estimular novos negócios, criação da Casa do Empreendedor e  Lei do Alvará Fácil, que, em 48 horas, permite ao  microempreendedor individual (MEI) já emitir nota fiscal,  entre outras medidas..

O vice-prefeito Axel Grael destacou que o prêmio mostra a importância de ações integradas e o desenvolvimento de boas políticas públicas: “Mostramos o que cada secretaria faz dentro dessa estratégia de desenvolvimento. Os prefeitos que ganharam prêmios setoriais devem estar orgulhosos. Mas ganhar o prêmio principal mostra que você está bem em todas as áreas e como a cidade está indo bem em todos os lados. Mostramos  o que são ações integradas e políticas públicas consolidadas. O incentivo ao empreendedorismo e às pequenas empresas é de extrema importância para as cidades. Gera negócios e dá oportunidades”.

Inaugurada em janeiro deste ano, a Casa do Empreendedor, um dos pontos de destaque no projeto, já registrou a abertura de mais de 700 empresas, incluindo áreas de serviços, doçarias, bike truck e outras. “Hoje foi um dia magnifico na história da cidade. Sonhamos com isso.  Trabalhamos e descobrimos que  leis e ações práticas são medidas importantíssimas para esse tipo de resultado positivo. Por isso, fizemos as leis dos hotéis, ISS, setor naval,  e hoteleiro, igualando a Lei do Alvará, entre outras medidas. O prefeito teve essa sensibilidade. O prêmio coroou a gestão e mostrou que a administração pública está no caminho certo.” afirmou Fabiano Gonçalves, secretário de Desenvolvimento Econômico.

O planejamento do governo foi implantado com base em quatro focos estratégicos: estímulo aos setores promissores de empreendedorismo da economia; inserção produtiva da comunidade de baixa renda; simplificação e desburocratização; e promoção de eficiência do setor público. “O prêmio demonstra o destaque das ações de Niterói em relação ao que é recorrente no Brasil. Existem políticas que têm de ser realizadas naturalmente, que são aquelas impostas pelas leis, e existem políticas que se diferenciam. A cidade de Niterói se destaca com relação às políticas públicas e de empreendedorismo e ao trabalho. A cidade está indo além, olhando para a frente sempre e um passo à frente sempre”, afirmou Giovanna Victer, secretária de Planejamento, Controle e Modernização da Gestão.

Participaram da premiação 63 municípios, dos quais 29 se classificaram como finalistas. Para a etapa nacional, serão escolhidos 12 prêmios de acordo com cada uma das regiões do país. “Niterói apresentou um projeto ousado e completo. Com isso, o prefeito Rodrigo Neves deixa um legado de empreendedorismo e incentivo ao pequenos empresários e para a cidade. Além disso, foca na desburocratização, levando desenvolvimento para o município”, analisou Fernanda Araújo Mello representante do Sebrae.

Participaram da solenidade o secretário de Fazenda de Niterói César Barbiero e o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico ,Marco Capute representando  o governador em exercício Francisco Dornelles.