logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Semana do Meio Ambiente começa com ciclo de palestras no Solar do Jambeiro PDF Imprimir E-mail

01/06/2016 - Foi dada a largada à Semana do Meio Ambiente em Niterói. O início do circuito de eventos ecológicos teve como palco o tradicional Solar do Jambeiro, no Ingá, que recebeu nesta quarta-feira (01/06) o vice-prefeito Axel Grael, ambientalistas, especialistas e técnicos da área ambiental para debater temas relacionados à gestão e educação ambiental.

 

"Estamos iniciando hoje a Semana do Meio Ambiente com uma agenda intensa de eventos estruturada pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com outras secretarias e organizações da sociedade civil, como passeio ciclístico, limpeza de praias, plantio de mudas e outras ações", disse o prefeito, seguido pelo secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Eurico Toledo.

 

"A abertura da Semana do Meio Ambiente debateu temas importantes como a utilização consciente de recursos como a água, o sistema lagunar da Região Oceânica, energia fotovoltaica, além de outros. A programação nos próximos dias terá ainda plantio de mudas e um mutirão de limpeza com a ajuda dos pescadores na prainha de Piratininga. São atitudes que colaboram para um futuro mais sustentável em Niterói", frisou.

Cerca de 250 pessoas assistiram a palestras com temas como governança ambiental, gestão da água, energia fotovoltaica, Restauração Ambiental e Educação no Trânsito e Meio Ambiente. No Plaza Shopping, o público tem a chance de conferir de perto mostras de curtas e vídeos, apresentação de fotografias, móveis reciclados do programa Reciclin e uma simulação de sistema de tecnologia fotovoltaica no espaço de exposições do 4° andar.

Nesta quinta-feira (02/06), o cronograma da Semana do Meio Ambiente prossegue com o Plantio de mudas em Camboinhas, ao lado do Canal de Itaipu, na Região Oceânica.

 

Prefeitura apoia o Primeira Remada Limpa em São Francisco

No dia 9 de julho, a Praia de São Francisco irá receber uma iniciativa que tem como objetivo a mobilização social, educação ecológica e incentivo esportivo. Batizada de Primeira Remada Ambiental, a ação visa promover uma limpeza da praia da Zona Sul de Niterói com o apoio da população e de atletas olímpicos de canoagem.

O projeto é desenvolvido pela Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) e pela Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj) com o apoio da Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

“Nosso apoio nessa bela iniciativa será dando suporte com a secretaria de Meio Ambiente, a Seconser, a Clin e a Guarda Municipal. Demonstrando, mais uma vez, nossa preocupação com a preservação ambiental em nossa cidade”, disse o prefeito.

O presidente da Amperj, Luciano Matos, ressaltou o caráter democrático do evento, fazendo um convite à população para se juntar ao mutirão de limpeza na enseada e no mar de São Francisco.

“Embora a ideia seja de juízes e promotores, queremos atingir estudantes da rede pública e privada, ambientalistas e pessoas de todas as esferas da sociedade. Também queremos divulgar a canoagem olímpica como forma de divulgar esse esporte que vem crescendo e tem tudo a ver com sustentabilidade”, justificou.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ