SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG

Prefeitura oferece passeios guiados pelas trilhas do Parnit durante os fins de semana PDF Imprimir E-mail
trilhasparnit17/06/2016 - Desvendar os caminhos preservados e escondidos nas florestas da cidade vem animando os finais de semana dos amantes de passeios ao ar livre e ecoturismo em Niterói. Prologando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), vem organizando, aos sábados e domingos, roteiros guiados pelas trilhas do Parnit (Parque Municipal de Niterói - Unidade de Conservação de Proteção Integral).

Os passeios mata adentro tiveram início nos dias 28 e 29 de maio – antecipando a Semana do Meio Ambiente. Os roteiros são baseados no Mosaico Sul do Parnit, que possui aproximadamente 40 quilômetros de trilhas mapeadas, passando por pontos como o Morro de Santo Inácio, além da travessia de São Francisco para o Cafubá, incluindo o mirante da Lagoa de Piratininga.

“Os passeios pelas trilhas do Parnit são atividades de tracking, guiadas por nós e com no máximo 30 pessoas aos sábados e domingos. Isso para minimizar os impactos ambientais da visitação humana em massa aos locais preservados. Mas é importante e saudável para os niteroienses conhecer uma parte escondida e protegida da cidade”, explicou o diretor do Parque da Cidade, Alex Figueiredo, que conta que cerca de 300 pessoas já participaram das visitas.

No sábado, o percurso definido pelos guias será o das Trilhas Circulares, enquanto no domingo os visitantes irão conhecer a Ponta do Papagaio. O ponto de encontro, a partir das 8h, será a base da Guarda Ambiental, na Estrada Nossa Senhora de Lourdes, que garante aceso ao Parque da Cidade. Mais informações sobre o agendamento das visitas podem ser encontradas na página oficial da Secretaria de Meio Ambiente (www.facebook.com/smarhsniteroi).