Cisp vai monitorar câmeras da associação de moradores de Itacoatiara PDF Imprimir E-mail

cisp
30/08/2017 –
O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), da Prefeitura de Niterói, passará a monitorar 32 câmeras de segurança da Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami). Nesta quarta-feira (30/08), moradores do bairro assinaram convênio de monitoramento compartilhado com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Hoje, o Cisp conta com 282 câmeras espalhadas por toda a cidade com o objetivo de auxiliar as forças de segurança do Governo do Estado no combate à violência.

Durante o encontro com o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, moradores de Itacoatiara tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Cisp, que já contava com 24 câmeras no bairro.

“A Prefeitura de Niterói tem como objetivo oferecer ferramentas para auxiliar o trabalho das polícias Civil e Militar, responsáveis pelo combate à violência. Ao detectar a ocorrência, os agentes do Cisp acionam as forças de segurança do Governo do Estado e demais órgãos que se fizerem necessários. Essa participação da Soami e integração com o Cisp pode servir de exemplo para outras associações”, explica Chagas, lembrando que o convênio obedece a critérios como câmeras voltadas para as vias públicas, qualidade de imagens e ajuda técnica.

“É importante a utilização da tecnologia para aprimorar nosso sistema de segurança e integração a favor da sociedade. Não adianta a Prefeitura e a Polícia se mobilizarem se a sociedade civil também não estiver junta. Essa integração é muito importante”, observa Fernanda Atarian, presidente da Soami, acrescentando que o número de câmeras no bairro chegará a 60, todas compartilhadas com o Cisp.

O coronel Paulo Henrique de Moraes, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança, ressaltou a importância da integração com a população.

“Esse tipo de iniciativa potencializa as ações que podem ser executadas pelo Cisp para ajudar a Polícia, ampliando as possibilidades de êxito, já que todos os sistemas estarão atuando em conjunto”, destacou.

campo 110 anos