Licitações SASDH

Licitações SEMUG

Prefeitura Móvel começa semana de atendimento à população da Zona Norte no Horto do Fonseca PDF Imprimir E-mail

18/09/2017 – A Prefeitura de Niterói deu início, nesta segunda-feira (18), a mais uma edição do projeto Prefeitura Móvel, no Horto do Fonseca, Zona Norte da cidade. Até sexta-feira (22), de 8h às 17h, o prefeito Rodrigo Neves e secretários municipais vão atender a população, realizar reuniões e apresentar projetos para a região. Pela manhã, o chefe do Executivo abriu os trabalhos, junto ao seu secretariado, com visita à obra de cobertura do rio que atravessa o Horto, ao viveiro de mudas local e anúncio de novas intervenções no espaço.

Em um estande montado no Horto, moradores respondem a um questionário, fazem um cadastro e suas demandas são repassadas aos secretários e ao prefeito, que atendem pessoalmente à população. Na abertura desta edição do projeto, o prefeito pontuou que o principal objetivo da iniciativa é manter o dinamismo e o contato com a população em regiões historicamente esquecidas pelo poder público. Além de ver de perto atividades que estão sendo desenvolvidos na área, o chefe do Executivo ainda anunciou iniciativas para a região. Um dos principais projetos apresentados é o de transformação do espaço, que já é um parque público, em Jardim Botânico de Niterói.

“Vamos trabalhar de segunda à sexta-feira, despachando com os secretários, ouvindo a comunidade, a população. Pela manhã, já fizemos atividades de trabalho com visita da obra de recuperação do valão, que era um problema no Horto. A intervenção será concluída em 10 dias. Visitamos o viveiro de mudas, que produz 100 mil mudas por ano. No segundo semestre, vamos começar a obra para implantação do Herbário e um programa de estudos de botânica. Vamos, ainda, fazer investimentos para implantar pistas de caminhada com sistema de drenagem. O Horto do Fonseca avança de maneira firme para se transformar no Jardim Botânico de Niterói”, afirmou.

O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou que a implantação das pistas de caminhada vai contar com intervenções de drenagem, regularização do trecho com colocação de saibro e construção de banheiro próximo ao chafariz. Para a implantação do Herbário, será feita recuperação do espaço e do prédio da Regional do Fonseca. O presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Bagueira, acompanhou o início das atividades de atendimento à população, e elogiou a iniciativa da gestão municipal.

“A Prefeitura Móvel aproxima o cidadão, com suas demandas, do poder público. Estou impressionado com a beleza do espaço e a atenção que o governo vem tendo com o Horto. Acho que mostra a preocupação que existe, por parte da Prefeitura, com a questão ambiental”, pontuou.

Para o administrador regional do Fonseca, Andrigo Carvalho, o projeto atua como elo entre a gestão municipal, a administração da região, e a comunidade local.

“O Prefeitura Móvel é de extrema importância para nós que conhecemos o Fonseca, para estarmos junto com o prefeito pautando soluções para a região”, disse.

As demandas da população já começaram a ser recebidas pelas equipes no local. A aposentada Darclan Siqueira, de 76 anos, moradora do Fonseca, foi uma das primeiras pessoas a serem atendidas. Moradora da Rua São Januário, próximo à Alameda São Boaventura, reclamou do lixo que, segundo ela, está sendo descartado irregularmente no local por um comerciante.

“Vi a estrutura quando estava passando aqui na frente e pensei ‘essa é a minha chance’. Fui atendida rapidamente e espero conseguir resolver o meu problema”, contou.

Além de todo o secretariado, outras figuras importantes para a cidade, como o deputado estadual Waldeck Carneiro e o presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Manuel Amâncio, também participaram da abertura do Prefeitura Móvel.