Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói abre Semana da Pessoa com Deficiência PDF Imprimir E-mail

19/09/2017 – A Semana da Pessoa com Deficiência foi aberta nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal. O evento é uma iniciativa da coordenadoria de Acessibilidade da prefeitura de Niterói. Além da sessão de abertura, o pintor tetraplégico Marcelo Cunha fez uma demonstração de pintura com a boca. Nos próximos dias haverá, ainda, exibição de moda inclusiva, feira de empregabilidade e painéis de discussões. No sábado, com apoio da prefeitura, a Andef fará uma série de atividades no Campo de São Bento.

A coordenadora de Acessibilidade, Tânia Rodrigues, fez um balanço da atuação da pasta e destacou os avanços conquistados na atual gestão, mas lembrou que ainda há muito o que fazer para tornar Niterói uma cidade acessível. “Temos desenvolvido muitos projetos na coordenadoria de Acessibilidade, mas ainda há muito por fazer. Nossas necessidades são muitas”, disse Tânia Rodrigues.

O diretor da Andef e ex-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, João Batista Carvalho, falou sobre o esporte como elemento de inclusão da pessoa com deficiência. Ele também destacou o esforço da prefeitura e das associações de pessoas com deficiência para tornar Niterói uma cidade mais inclusiva e mais acessível.

Marcelo Cunha, da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, apresentou alguns de seus trabalhos e fez uma demonstração pintado um quadro no local, diante do público, sustentando o pincel com a boca. Cunha fraturou duas vértebras, aos 21 anos, ao bater a cabeça em um mergulho numa cachoeira e aprendeu sozinho a pintar paisagens com a boca.

Nesta quarta-feira (20), também na Câmara, a partir das 14h30, haverá exibição de moda inclusiva, com uma grife que produz uma linha de roupas adaptadas que seguem a mesma tendência das demais linhas de roupas produzidas pela marca. Haverá também painéis de discussão sobre ações voltadas para a acessibilidade desenvolvidas pelas secretarias municipais de Niterói.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.

nno