Enfermaria de Aids do Hospital Municipal Carlos Tortelly faz homenagem ao Dia da Criança PDF Imprimir E-mail

11/10/2017 – Unidade de referência no atendimento às crianças, adolescentes, jovens e adultos soropositivos, o Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Bairro de Fátima, em Niterói, promoveu na manhã de terça-feira (10/10), uma ação recreativa para cerca de 30 crianças e adolescentes que recebem atendimento ambulatorial na enfermaria de Aids da unidade. O evento comemorou antecipadamente o Dia da Criança.

Acompanhados de amigos, parentes e familiares, bebês recém-nascidos a adolescentes de 14 anos de idade, e alguns jovens de 21, assistiram a um show de palhaços, participaram de brincadeiras, ganharam brinquedos e lancharam na companhia dos pais.

O diretor do hospital, Ubiratan Moreira Ramos, destacou a importância desse tipo de atividade para os pacientes.

“Atividades lúdicas e recreativas proporcionam bem estar aos pacientes e familiares, proporcionando um momento de alegria dentro do ambiente hospitalar”, informou o diretor.

O curso Senes cedeu seus alunos de enfermagem para participar da atividade. Segundos os coordenadores de enfermagem, Wanderson Neri e Jeane Cândida, a enfermaria conta com uma equipe técnica formada por, enfermeiros, pediatras, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos.

O tratamento

As crianças, filhas de pais soropositivos, que não apresentam sintomas da doença, são rastreadas, acompanhadas e recebem medicamentos para que a enfermidade não se desenvolva. Já os recém-nascidos recebem leite na unidade e não são amamentados pela mãe soropositiva, para que não haja contaminação e a possibilidade de vir a desenvolver a doença no futuro. Para essa ocasião especial, funcionários da enfermaria de Aids doaram leite e brinquedos.

nno