logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH

Licitações SEMUG


Início
Prefeitura de Niterói apresenta Projeto de Parque Rural para moradores e criadores do Engenho do Mato PDF Imprimir E-mail

25/11/2017 – A Prefeitura de Niterói investirá, no próximo ano, R$ 3,5 milhões na implantação do Parque Rural, no Engenho do Mato, na Região Oceânica. Neste sábado (25/11), o prefeito Rodrigo Neves apresentou o projeto para moradores e criadores de cavalos da região. A expectativa é de que o empreendimento, na Estrada São Sebastião, comece a ser implementado no primeiro trimestre de 2018. Os objetivos do projeto são incentivar a vocação rural do bairro, estimular novos negócios e investimentos do segmento, além de gerar emprego e renda.

O Parque Rural de Niterói será construído inicialmente numa área de 10 mil metros quadrados e será o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a ter uma área coberta para a realização de eventos oficiais com cavalos ou outros animais. Também haverá espaço para escritórios, exposições e eventos.

“Quando fiquei sabendo que moradores e criadores estavam buscando incentivar e revitalizar a área rural da cidade, de pronto sugeri a criação de um grupo de trabalho para a realização de um estudo e o resultado será ótimo. Nossa equipe visitou várias áreas de exposições para ter referências. A ordem de serviço da obra será feita tão logo os trâmites legais sejam concluídos. Espero que em 2019 o Parque Rural possa ser entregue a moradores, criadores e turistas. Queremos que seja uma referência e estimule esse lado country da cidade, fomentando negócios e o turismo” , afirmou Rodrigo Neves.

O prefeito enfatizou ainda que a implementação do Parque Rural acontecerá paralelamente a obras de melhorias da infraestrutura do Engenho do Mato. Rodrigo Neves salientou que o projeto será feito com a participação dos moradores e preservará áreas de interesse ambiental.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bagueira, disse que a obra vem de encontro a uma necessidade de fortalecimento da área rural na cidade. “Por conta do anúncio da criação no Parque Rural, já existem escritórios querendo se fixar na cidade para geração de negócios. Niterói poderá, inclusive, vir a sediar leilões de cavalos manga larga ou de outras raças, se tornando uma nova referência neste tipo de negócio no Estado do Rio”, ressaltou Bagueira.

Antônio Carlos Mello, conhecido como Carlinhos Lamparão, proprietário de um empreendimento na região, diz que em 40 anos como morador do Engenho do Mato é a primeira vez que o poder público sinalizar com uma obra que vai realmente estimular a área rural da cidade.

“Vários tipos de negócios poderão surgir em torno do Parque Rural, incluindo comércio, aulas e criação de animais. A região poderá realmente se tornar um ícone, com negócios temáticos. Será muito bom para a cidade e para moradores”, observou. 

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ