Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói dá dicas para cuidados com as compras do Natal
logo

logo logo logo Colab

Início
Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói dá dicas para cuidados com as compras do Natal PDF Imprimir E-mail

15/12/2017 – A temporada de compras de Natal já foi aberta, e para evitar prejuízos com presentes, os órgãos de defesa do consumidor recomendam alguns cuidados. A principal dica é o conhecimento dos seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor garante, por exemplo, que os compradores possam desistir da compra dentro de até 7 dias. Em Niterói, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor está de portas abertas para orientar a população.

O secretário municipal de Defesa do Consumidor, Roberto Nunes Teixeira, explica que outro direito do consumidor é ter acesso a todas as informações sobre o produto que for comprado, inclusive por escrito, se quiser. Um consumidor prevenido fica menos suscetível a prejuízos.

“Quando você checa todas as informações antes de adquirir o produto, tem a garantia de estar fazendo uma compra segura e que não irá lhe ocasionar problemas futuros. Sempre tire todas as suas dúvidas”, aconselhou.

Quando, mesmo com cuidados, o consumidor encontra problemas com suas compras, é possível entrar em contato com o disque PROCON RJ, pelo 151. O serviço de teleatendimento é uma plataforma criada para o consumidor buscar orientações e reclamar sobre negociações e aquisições de produtos e serviços. Reclamações também podem ser feitas pela Internet através dos sites www.procon.rj.gov.br ou www.meuprocon.rj.gov.br.

A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (SMDC) de Niterói também faz atendimento por telefone, no número 2719-3296, e atendimento presencial, orientando o consumidor e intermediando os conflitos junto às empresas fornecedoras.

Pontos de atenção:

Preços - É dever do fornecedor cumprir o preço anunciado. O valor exibido nas prateleiras e nos anúncios deve ser respeitado, não podendo haver cobrança maior na hora do pagamento no caixa.

Nota fiscal - Exija sempre a nota fiscal. Ela é a prova das condições da compra e será muito importante nos casos de troca ou conserto do produto. Fique atento se os dados do emitente da nota fiscal e seu CNPJ conferem com os da loja na qual a compra foi realizada. No caso de roupas, procure guardar a nota fiscal pelo menos até a primeira lavagem, pois, geralmente, é neste momento que se apresentam os problemas.

Formas de pagamento - Os pagamentos feitos em dinheiro ou por meio de cartão (crédito ou débito) devem ter o mesmo valor, cabendo ao fornecedor arcar com as taxas cobradas pelas administradoras do serviço. Qualquer benefício oferecido pelo estabelecimento comercial para as compras feitas à vista e pagamento em espécie deverá também ser aplicado às transações com cartão. Qualquer distinção a este respeito é considerada prática abusiva.

Direito do arrependimento - O consumidor tem o direito de desistir da compra ou da contratação no prazo de 7 dias, contados do recebimento do produto ou da assinatura do contrato, sem qualquer motivação legal, independente do produto apresentar defeito ou não. É o chamado direito de arrependimento. O valor pago é devolvido de imediato e monetariamente atualizados.

Internet - Em compras feitas pela Internet, os sites devem informar o prazo para a entrega do produto no endereço do consumidor. Se o produto não estiver disponível em estoque, o site tem a obrigação de avisar ao consumidor antes da compra. É importante verificar se o site é conhecido, se possui reclamações em outros sites e qual é a política de sigilo de seus dados. Checar se há reclamações ou processos contra a empresa nos Órgãos de Defesa do Consumidor, Ministério Público ou Defensoria Pública também é recomendável.

Segurança - O produto não pode oferecer riscos, principalmente para crianças e idosos. Fique atento às informações e também ao selo de conformidade do Inmetro - especialmente nos casos de brinquedos - e se ele é indicado para a idade da criança.

 
Niterói Cervejeiro

nno

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ