Niterói recebe prêmio por saneamento
logo

logo logo logo Colab

Início
Niterói recebe prêmio por saneamento PDF Imprimir E-mail

06/02/2018 – A Prefeitura de Niterói foi premiada, no fim da tarde desta segunda-feira (5/2), como uma das melhores cidades em saneamento do país. O prêmio foi concedido pela Associação Brasileira de Engenharia e Saneamento Ambiental (Abes), que avaliou quase 250 cidades no Brasil. Niterói ficou com o primeiro lugar no estado do Rio de Janeiro e o décimo no Brasil, no recém-criado ranking Abes de Universalização do Saneamento, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

O prêmio foi entregue ao secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, e à secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, que representaram o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, durante cerimônia realizada em São Paulo.

Para Axel Grael, a conquista é mais um reconhecimento ao trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo desde 2013, com investimentos em diversos setores e parcerias público-privadas e que têm proporcionado avanços significativos em todas as áreas da gestão.

“Esse prêmio é mais um reconhecimento aos avanços  de Niterói na área de saneamento  e é um prêmio diferenciado.  A Abes é uma organização reconhecida em todo o país, com mais de 20 mil associados. É uma organização sólida com um passado  de contribuições às políticas públicas  muito grande. A análise deles  é bastante ampla, pois são avaliados não apenas o saneamento no sentido estrito, mas também  a água, o esgoto, os resíduos sólidos e os indicadores de saúde”, disse o secretário executivo, que prevê ainda um avanço da cidade nos próximos anos:

“Ver Niterói bem posicionada assim nos enche de orgulho, pois é um reconhecimento ao trabalho que temos desenvolvido. Entre as 14 cidades que alcançaram nível mais alto do estudo, só há uma capital e Niterói é a única cidade do estado do Rio de Janeiro. Se avaliarmos o critério da Abes e o que estamos fazendo ainda, tenho certeza que nas próximas edições desse ranking nós vamos subir de posição, talvez ficando entre as cinco melhores cidades do país”.

Dayse Monassa ressaltou a importância da parceria com a concessionária Águas de Niterói:

“Nós demos um salto de qualidade quando fizemos a parceria com a Águas de Niterói e também com a Econit na parte de tratamento e destinação final dos resíduos. Hoje, entre os cinco indicadores avaliados, temos 100% de tratamento, recolhimento de água e esgoto, destinação final de resíduos e ocupamos uma boa posição na saúde. Neste último ponto, seguindo as metas traçadas pelo planejamento estratégico Niterói que Queremos, vamos dar um salto de qualidade, principalmente com as estações de tratamento do Badu e do Sapê.”, afirmou Dayse ao lado do diretor da Águas de Niterói, Nelson Gomes, que também acompanhou a cerimônia.


O prêmio – O ranking Abes, elaborado pela primeira vez no ano passado, avalia as condições de universalização do saneamento com base em indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação de resíduos sólidos nas cidades com mais de 100 mil habitantes em todo o país. Foram avaliados pela associação 231 municípios que disponibilizaram seus dados, em 2015, ao Datasus, do Ministério da Saúde.


Abes – Criada em 1966, a Abes é uma associação que reúne cerca de 20 mil associados entre engenheiros, ambientalistas e especialistas em saneamento, meio ambiente e saúde. Na cerimônia, ficou acertada a criação de um observatório do saneamento com participação de acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP).


Reconhecimento – A conquista de Niterói se junta a outros prêmios que a gestão municipal vem recebendo nos últimos anos como o primeiro lugar em qualidade da gestão pública concedido pela Firjan, nota dez em transparência em análise da Controladoria Geral da República  e do Ministério Público Federal, entre outros.

 
Niterói Cervejeiro

nno

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ