logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH

Licitações SEMUG


Início
Niterói oferece opções de lazer para quem quer fugir da folia carnavalesca PDF Imprimir E-mail

mac

09/02/2018 – Niterói está repleta de opções de lazer para os que procuram por opções não-carnavalescas nessa semana de carnaval. De turismo ecológico a histórico, passando por alternativas artísticas, é só escolher!

 

Símbolo da cidade, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói vai ficar com o pátio aberto das 8h às 19h, nos dias 10, 11 e 14 de fevereiro. O espaço de exposição volta a abrir as portas no dia 14, quarta-feira de cinzas, às 12h.

A cerimônia de premiação do Oscar 2018 acontece no dia 4 de março. Até lá, os mais interessados pela sétima arte podem aproveitar o carnaval para assistir alguns dos títulos com mais indicações no Reserva Cultural. O cinema ficará aberto todos os dias de carnaval, de 13h30 às 21h.

É um passeio histórico que você procura para fugir do carnaval? Aqui em Niterói tem! Tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fortaleza de Santa Cruz é a maior fortaleza do Brasil. E estará funcionando normalmente (todos os dias, menos segunda-feira, das 10h às 17h). As visitas guiadas acontecem de hora em hora, com a duração de aproximadamente 45 minutos. O passeio reserva algumas curiosidades, como a origem da expressão “Um olho no padre e outro na missa”. A frase teria se originado na Capela de Santa Bárbara, quando o padre rezava a missa de frente para o altar. O religioso olhava, com frequência, para uma janela localizada à direita, checando se algum navio se aproximava.

O Forte do Pico e São Luiz, em Jurujuba, podem ser acessados por uma estrada que corta a Mata Atlântica e que pode ser percorrida a pé. Além da bela visão da Baía de Guanabara, é possível visitar construções militares de 1567. Os fortes estarão abertos com duas viagens diárias, às 10h e 14h.

Escolhido por muitos visitantes como a melhor vista de Niterói, o Parque da Cidade também vai funcionar normalmente durante o carnaval. O ponto fica aberto, diariamente, das 9h às 19h. De lá parte a trilha Tupinambá, aberta em agosto do ano passado, e que vem, desde então, atraindo amantes do verde. Com 7,5 quilômetros, ela liga os bairros de São Francisco e Piratininga, atravessando o Parque da Cidade.

Com início após a entrada do Parque da Cidade, a trilha do Morro do Santo Inácio é o terceiro ponto mais alto da cidade e ponto culminante do Parnit. Com subida leve, e pequenos trechos de escalada, é outra opção de lazer para quem quer fugir da folia esse ano. A trilha fica na sombra durante todo o trajeto até o cume de onde se tem a visão de 360 graus da baía de Guanabara e Rio de Janeiro.

Também muito badalado, o Costão de Itacoatiara fica no Parque Estadual da Serra da Tiririca. Com visitas de até 200 pessoas por vez, a trilha dura cerca de duas horas, levando a uma belíssima visão de Itacoatiara.


Mais trilhas – Morro do Morcego: Quarenta minutos de caminhada até o pico saindo de Jurujuba. São 138 metros de altura e a trilha começa na Praia do Adão e Eva.

Pedra do Elefante: ponto mais alto do município de Niterói, situado no Parque Estadual da Serra da Tiririca. É trilha moderada com lance de escala.

Morro das Andorinhas: Subida leve. É uma divisão natural entre Itaipu e Itacoatiara. Tem uma altitude de 196 metros e leva duas horas para ser feita.

Trilha Bosque dos Eucaliptos: Trilha circular no Parque da Cidade, muito leve. Belo encontro com a natureza e eucaliptos e em um dos pontos a visão da região Oceânica e no outro a enseada de Charitas. Pode ser feita até em duas horas fazendo paradas para admirar a paisagem.

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ