logo

logo logo logo Colab

Início
Mutirões contra Aedes aegypti avançam em Niterói PDF Imprimir E-mail

04/05/2018 – Mais de 1600 imóveis foram vistoriados durante essa semana em outra etapa de mutirões contra o mosquito Aedes aegypti, no Barreto. O objetivo da Prefeitura de Niterói é intensificar as ações já realizadas rotineiramente durante o ano, mesmo após o término do verão, período com maior incidência do mosquito.

Ao longo da última semana, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreram a região entre as Ruas Presidente Craveiro Lopes e Dr. March vistoriando casas, estabelecimentos comerciais e praças para identificar possíveis criadouros do mosquito e eliminá-los. Além do combate, a equipe informou sobre as doenças transmitidas e medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes dentro de casa.

A iniciativa faz parte das estratégias do Comitê de Combate à Dengue da Regional Norte para diminuir a proliferação do inseto na área. A ação é uma parceria  com a secretaria Regional do Barreto, secretarias de Conservação e Serviços Públicos, Saúde, CLIN (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói), além de atores sociais da região – associação de moradores, escolas e unidades de saúde.

De acordo o chefe do CCZ de Niterói, Francisco de Faria Neto, é fundamental definir um dia na semana para realizar a troca de água e a lavagem dos reservatórios que não podem ser eliminados, como pratinhos e vasos das plantas.

“A melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do vetor, ou seja, combater os criadouros do Aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada, como garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva”, sinaliza Francisco.

Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do CCZ realizam trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito em Niterói. Agentes vistoriam diariamente imóveis em todas as regiões do município, combatendo focos do inseto e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o CCZ nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.

 
campo 110 anos
Niterói Cervejeiro

PMUS

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ