logo

logo logo logo Colab

Início
Alunos de escola municipal participam de ação social com campeões mundiais de bodyboard PDF Imprimir E-mail

itacoatiara-pro

20/06/2018 – A manhã desta quarta-feira (20) foi especial para 25 alunos da Escola Municipal Mar Alegre, que participaram de uma ação social do Itacoatiara Pro, etapa tradicional do Circuito Mundial de Bodyboard. A Fundação Municipal de Educação, o INEA (Instituto Estadual de Ambiente) e a organização do evento levaram os estudantes a uma série de atividades na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói. As crianças participaram de palestras sobre meio-ambiente e aula de bodyboard com alguns dos melhores atletas do mundo.

O dia começou com palestra do INEA, junto com guardas do PESET (Parque Estadual da Serra da Tiririca). Em seguida, as crianças viram de perto alguns animais que fazem parte da fauna local, como jararacas, jiboias, aranhas marrons e pacas. Para a maioria das crianças, como o Vitor Vagner de Paula, aluno do 5º ano, que fotografou alguns dos animais, ver as criaturas tão de perto foi uma experiência inédita

“Nunca tinha visto cobras, aranhas e até uma paca assim de pertinho, só na televisão!”, admirou-se.

Mais tarde, foi hora de experimentar um pouco do esporte protagonista do Itacoatiara Pro: o bodyboarding. O atleta niteroiense Dudu Pedra ensinou aos alunos os primeiros movimentos básicos da modalidade antes de entrar na água.

“Como alguns dos meninos não conheciam o bodyboarding, o que nós fizemos foi passar as lições básicas e cuidar para que todos se sentissem seguros. Perguntamos quem sabia nadar e quem já tinha pego onda. Foi bem legal, todos se divertiram muito sempre acompanhados dos atletas para passar ainda mais segurança”, explicou.

Os pequenos ainda tiveram a oportunidade de conhecer os principais atletas do Circuito Mundial, que vai até domingo (01). O sul-africano Iain Campell, atual campeão mundial, ajudou algumas das crianças a darem suas primeiras braçadas nas pranchas.

“Eu fico muito feliz por poder fazer parte disso. Não é só por causa do bodyboarding, mas por tudo que momentos como esse trazem para essas crianças. Alguns deles nem conheciam o esporte direito e poder ensinar os conceitos básicos para esses garotos é algo imensurável. O sorriso no rosto deles ao descer as primeiras ondas já vale demais”, afirmou.

De acordo com a professora Débora Thamstem, a ação socioambiental proporciona grandes experiências fora da sala de aula.

“Para parte desses alunos essa oportunidade é única, pois alguns nunca saíram do seu próprio bairro. Essa atividade extraclasse será contextualizada no conteúdo que se estenderá em várias outras atividades curriculares da escola”, ressaltou.

Para o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, Niterói é uma cidade voltada para o mar e com uma natureza exuberante, com grande apelo turístico ambiental. A Praia de Itacoatiara, onde se realiza um das maiores competições de bodyboard do mundo, tem sido cenário de outras grandes competições por suas ondas gigantes.

“É extremamente gratificante perceber que o Turismo pode proporcionar aulas de cidadania para crianças unindo o Esporte e o Meio Ambiente”, destacou.

Além de Iain Campbell e Dudu Pedra, as crianças conheceram os campeões mundiais Jared Houston (África do Sul), Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião) e Pierre Louis Costes (França), além de talentos da nova geração como Tanner McDaniel (Havaí) e Tristan Roberts (África do Sul). Jacob Romero (Havaí), Lewy Finnegan (Austrália), Maxime Castillo (França) e Antonio Cardoso (Portugal), além dos brasileiros João Zik e Kallani Latanzi também participaram. O Itacoatiara Pro é um oferecimento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Neltur.

 

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ