logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH


Início
No aniversário de 110 anos, Campo de São Bento ganha projeto de revitalização PDF Imprimir E-mail

27/07/2018 – Principal jardim público urbano de Niterói, o Parque Prefeito Ferraz, conhecido como Campo de São Bento, em Icaraí, está completando 110 anos em 2018, e como parte das comemorações, passará por uma revitalização. O projeto inclui nova iluminação, com a substituição por lâmpadas de LED, um banheiro familiar, novo paisagismo, além de limpeza dos três lagos e estudo para melhoria da filtragem da água.

O secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, enfatiza que o Campo de São Bento é um bem tombado e um dos locais de maior relevância entre as áreas verdes de Niterói.

“O parque tem importância cultural e para o lazer, com a expressão de atividades culturais no Centro Paschoal Carlos Magno, além de árvores centenárias. É um local aprazível de convívio, de encontro das pessoas, das famílias, e uma referência importante de uma época em que as cidades brasileiras procuravam se equipar com parques públicos como este. Niterói herdou um patrimônio fantástico. O Campo de São Bento é uma das marcas da cidade e, agora, a Prefeitura vai implantar uma série de melhorias, fazendo com que esse lugar seja cada vez mais procurado e amado pela população”, afirma Axel Grael.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, explica que o novo projeto de paisagismo será elaborado de acordo com as normas determinadas pelo Departamento de Preservação e Reabilitação do Patrimônio Cultural (Depac). Para isso, será aberto um edital de licitação.

“O parque foi concebido em uma área de espraiado do rio Icaraí, com jardins e espaços de lazer seguindo a tendência arquitetônica da época. Hoje, nosso desafio é realizar um paisagismo que melhor se adapte às características românticas de 1908, ano em que o parque foi inaugurado”, diz Dayse Monassa.

Iluminação e banheiros – Para a nova iluminação, as luminárias altas serão de LED amarelo, e as baixas, de LED branco. Ao todo, 144 pontos de luz serão trocados. Uma antiga reivindicação dos frequentadores do Campo de São Bento também será atendida nesta revitalização: um banheiro familiar.

“Com as melhorias, o banheiro de acessibilidade será ampliado em 1,30m, e receberá um vaso infantil, seguindo todas as normas de acessibilidade e proporcionando mais conforto para que os pais possam levar seus filhos ao banheiro”, detalha a secretária.

Um estudo de melhoria da filtragem dos três lagos, que somam dois milhões de litros de água, também será elaborado. Atualmente, a limpeza é realizada com a retirada e reposição da água, com reaproveitamento dos sedimentos para adubo.

“A limpeza é feita com a utilização de sacos de areia, que são colocados no interior do lago para a retirada da água. É importante ressaltar que os lagos recebem oxigenação constantemente e que os peixes não são prejudicados com esta limpeza”, ressalta a secretária, destacando também que a limpeza do rio Icaraí, que está sendo feita por equipes da Seconser, é realizada periodicamente.

Tomada de tempo seco – Recentemente, o trecho do rio Icaraí que passa pelo Campo de São Bento recebeu um dispositivo hidráulico chamado Tomada de Tempo Seco (TTS), que intercepta o esgoto lançado de forma irregular nas galerias de águas pluviais, evitando o despejo sem tratamento no meio ambiente.

Dayse Monassa conta que com a TTS será possível uma melhoria na qualidade do ar do parque. A operação desse sistema é realizada remotamente, por meio do Centro de Controle Operacional de Esgoto da Águas de Niterói, que fica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Icaraí. Além disso, técnicos da concessionária acompanham diariamente o funcionamento desse dispositivo no local. Vale ressaltar que o sistema de TTS foi projetado para ser enterrado, não sendo necessária a retirada de árvores.

História – O Campo de São Bento situa-se no coração do bairro de Icaraí, Zona Sul da cidade. Tem paisagismo inspirado no romantismo inglês, reúne diversos canteiros de formas livres e sinuosas, um lago artificial, pontes de cimento com detalhes imitando galhos e um coreto. Com 36 mil metros quadrados, o parque tem 110 anos de existência e foi projetado pelo paisagista belga Arsène Puttemans. Abriga um pequeno parque de diversões e, nos finais de semana, uma grande feira de artesanato.

Outro destaque do parque é o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. O prédio foi projetado pelo arquiteto Luiz Henrique Bessil Monassa. Suas linhas arrojadas dão a impressão de ser uma imensa escultura. No Centro Cultural encontra-se a Galeria Quirino Campofiorito, no térreo, com paredes de vidro além da varanda que abriga diversos eventos como lançamento de livros. No segundo andar, está a Sala Hilda Campofiorito para exposições, cursos, palestras, exibição de filmes ou vídeos, além do terraço, que serve de cenário para diversas atividades.

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ