logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH


Início
Prefeitura de Niterói dá início a obras em Ciep abandonado no Cantagalo PDF Imprimir E-mail

04/08/2018 – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou neste sábado, a ordem de início das obras no Ciep  Ester Botelho, no Cantagalo em Pendotiva, que estava abandonado e foi municipalizado. No local, que será totalmente revitalizado, a Prefeitura instalará um Espaço Nova Geração, que oferecerá projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer para crianças e jovens. O Ciep do Fonseca, que também estava abandonado e será reformado pelo Município, sediará outra unidade do programa. A previsão é que a obra esteja concluída em oito meses.

Os Espaços Nova Geração serão clubes-escola para crianças e jovens que, no contra turno escolar, poderão praticar esportes, realizar cursos de capacitação profissional, de idiomas e desenvolver projetos culturais. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens oferecendo oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro.

“A educação muda a vida das pessoas. O Darcy Ribeiro que criou os Cieps junto com Brizola, foi profético há mais de 25 anos, quando disse que se os governantes não investissem em educação, e em Cieps, que em 20 anos, faltaria dinheiro para comprar presídios nesse estado. É triste. O estado abandonou cinco Cieps como este em Niterói. Se não tivessem fechado  vários deles, não estaríamos perdendo tantos jovens para a criminalidade. Isso em vários locais do estado. Municipalizar esse Ciep é uma questão de honra. Esse espaço hoje degradado e sinônimo do medo, da falta de educação e pichação, vai ser o espaço da esperança e da educação. Será espaço de teatro, cultura esporte , educação e integraçao familiar. É disso que nossos jovens precisam", afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

O prefeito lembrou ainda, que o seu governo foi o que mais investiu e construiu escolas na história da Niterói. Destacou como exemplos, a construção de creches em locais como Sapê e Caramujo onde não existia. Frisou que triplicou a educação na cidade, levando creches também para locais como Vila Ipiranga, Santa Rosa, Piratininga. Destacou que  foram 23 novas escolas e faltava o Cisp Cantagalo Cantagalo.

Os projetos têm como objetivo impactar diretamente cerca de 400 pessoas no Cantagalo e 800 no Fonseca, abrangendo crianças e jovens com idades entre 6 e 29 anos.

“Isso é o compromisso dessa gestão com educação pública de qualidade. A cidade oferece mais uma vez, mais um ensino de qualidade. A retomada desse CIESP é um sonho de poder dar a oportunidade para inúmeras crianças e jovens. Será um projeto muito amplo“, destacou Flávia Monteiro, secretária de Educação de Niterói.

Entre as atividades que serão oferecidas estão: basquete, futebol, lutas, dança; literatura, música, dança, cinema, teatro e artes visuais, escrita criativa, curso de idiomas, pré-vestibular, reforço escolar, educação financeira, empreendedorismo, informática, oficinas de culinária, horta comunitária e jardinagem.

Visando garantir o pleno desenvolvimento dos participantes, os Espaços Nova Geração incluirão na metodologia de trabalho o encontro com as famílias, atendimento psicossocial, banco de empregos e acompanhamento para ingresso no mercado de trabalho. A Prefeitura está em fase final de contratação de uma Organização da Sociedade Civil para a gestão dos Espaços.

“Esse é o resgate de um legado histórico que foi construído lá atrás. Com isso, a política de juventude sai muito fortalecida com essa municipalização. Vai atingir uma faixa etária ampla. Acreditamos que com o que estaremos implantando nos dois Cieps, este e o do Fonseca, estaremos criando uma rede de proteção nesses dois territórios dando mais oportunidade em vários sentidos. Estamos ansiosos de poder iniciar as atividades“, comemora o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude de Niterói, Robson Guimaraes, o Binho.

A reforma inclui a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação serão trocados, assim como os sanitários, portas e janelas, e os aparelhos de iluminação. Um novo tratamento paisagístico nas áreas públicas também será realizado.

O Ciep do Fonseca receberá um investimento de R$ 6,8 milhões e o do Cantagalo, R$ 8,2 milhões. O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou que os dois prédios receberão uma reforma geral, mas as características originais serão mantidas. Além do secretário de Obras parte do secretariado municipal participou da assinatura: Dayse Monassa (Secretária de Conservação Serviços Públicos); Beto da Pipa (secretario de habitação); Maria Célia Vasconcellos (secretária de Saúde); Bira Marques (secretário do governo) e o Presidente da Fundação de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro.

Funcionária do Ciep se emociona ao retornar à escola

A coordenadora de serviços gerais Angela Maria Constante Ribeiro, lembra que o local atendia 800 crianças. Ela que trabalhou no Ciep Ester Botelho por 20 anos, chorou ao retornar, e constatar o atual estado de degradação da escola.

“Não tem como eu não chorar. É muito triste. As crianças se alimentavam com quatro refeições, professores de educação física, dentista. Eles tinham um mundo à sua disposição e todo o acompanhamento em horário integral. Isso sem contar que existia uma mãe de apoio que cuidava de 10 crianças com alojamento e tudo. Foi horrível quando fecharam. Nos saímos de férias e quando voltamos mandaram todos as crianças embora, os professores, fecharam tudo. As crianças moradoras ficaram largadas. Alguns até morreram. É de cortar o coração, e hoje vejo a esperança de volta para inúmeras famílias e jovens “, contou Ângela.

Edilia Azevedo vê na municipalização do CIESP, o sonho de um futuro melhor para o neto de 10 anos.

“Muitos meninos como meu neto terão outra oportunidade na vida. Só temos a agradecer a Prefeitura”, disse. 

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ