logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH

Licitações SEMUG


Início
Prefeitura realiza dia D da campanha contra polio e sarampo PDF Imprimir E-mail

18/08/2018 – Durante este sábado, 18/08, a Prefeitura de Niterói realizou o dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo para crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Cerca de 500 profissionais foram mobilizados para atuar nas 57 salas de vacina do munícipio, distribuídas nas policlínicas regionais, unidades básicas de saúde e módulos do Programa Médico de Família. Até o início da tarde 4014 crianças receberam a dose da vacina.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, esteve pela manhã na Policlínica Regional Sérgio Arouca, em Santa Rosa, onde acompanhou a vacinação e conversou com a população. A secretária considerou o movimento bom na unidade e destacou sobre a importância da imunização.

“Trabalhamos para aumentar a cobertura vacinal das crianças, essas vacinas são a garantia para protegê-las das doenças. Quem não conseguiu comparecer neste sábado, pode procurar uma unidade de saúde durante a semana para receber a dose da imunização”, alertou a Maria Célia.

Segundo a diretora da unidade, Maria Lucia Carvalho, além das doses contra poliomielite e sarampo, foram verificadas as carteiras de vacinação e quando necessário atualizadas.

A engenheira química, Luiza Freitas, 43 anos, levou sua filha Liz de 3 anos, para receber a vacina e elogiou a iniciativa.

“Como trabalho durante a semana acho importante que tenha o dia D da campanha. Sempre venho nessa policlínica para manter as vacinas da minha filha e as minhas em dia, gosto do atendimento aqui”, disse Luiza.

A mesma iniciativa teve a bibliotecária Suzana Monteiro de Carvalho, de 36 anos, que estava acompanhada de seus dois filhos, Marina, 4 anos, e Eduardo, de 2 anos.

“Estou sempre atenta em manter a carteirinha de vacinação dos meus filhos atualizada. Aproveitei para vir no sábado porque é sempre animado aqui na unidade”, contou Suzana.

Profissionais de saúde da Sérgio Arouca, em parceria com estudantes de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e alunos do curso de cuidadores de idosos, realizaram animação para o público alvo da campanha, com distribuição de bolas, apitos e um bolo em comemoração aos 30 anos do personagem Zé Gotinha. Os alunos da UFF aproveitaram a ocasião para aferir pressão e glicose da população.

A campanha continua até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas. A meta do município é imunizar aproximadamente 25 mil crianças.

As doenças – A Poliomielite ou “Paralisia Infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito que acomete em geral os membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ