logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH


Início
Niterói promove semana de mobilização de combate à Sífilis PDF Imprimir E-mail

15/10/2018 – O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita é celebrado no terceiro sábado do mês de outubro. Com objetivo de alertar a população sobre a doença e os cuidados de prevenção, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói realiza, ao longo da semana, atividades educativas nos serviços de saúde e intensificação da oferta de testagem para sífilis. No sábado (20), as ações continuam com distribuição de material educativo próximo ao módulo do Programa Médico de Família da Colônia e Praia de Itaipu, na Região Oceânica.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, explica que a sífilis é uma infecção transmitida sexualmente e também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação (Sífilis Congênita). O diagnóstico e o tratamento da doença com o uso de penicilina estão garantidos em toda a rede de saúde.

“A rede municipal promove ações de prevenção à sífilis, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado à doença. Desenvolvemos um trabalho integrado entre a Assessoria de IST/Aids e Hepatites Virais e a Coordenação da Saúde da Mulher junto à rede básica de saúde, maternidades e laboratórios públicos, para o desenvolvimento de estratégias e ações visando o combate da sífilis”, conta.

Para conseguir tratamento, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.


Outras atividades

Dirigido aos profissionais da rede de saúde, no dia 22, das 09h às 13h, acontece o Encontro sobre Sífilis, com o tema “O enfrentamento da Sífilis em situações de maior vulnerabilidade”, na Av. Amaral Peixoto, 169, Centro.

No dia 23, das 13h às 17h, também direcionado aos profissionais da rede, será realizado o Seminário de Vigilância da COVIG, em que será abordado o tema “Sífilis: vigilância e cuidado em rede”. O evento acontecerá no auditório da Casa Amarela, na Rua São Pedro, 108, Centro.

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ