logo

logo logo logo Colab

Licitações SASDH

Licitações SEMUG


Início
Niterói homenageia Zumbi dos Palmares com estátua no Gragoatá PDF Imprimir E-mail

20/11/2018 – Nesta terça-feira (20), marcada como dia da Consciência Negra, em que se homenageia Zumbi dos Palmares, Niterói ganhou uma estátua do líder quilombola. A obra, uma escultura em bronze com 2 metros de altura, foi instalada no Gragoatá, próximo à entrada do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF). O trabalho é do escultor, artista plástico e pintor niteroiense Rodrigo Pedrosa.

 

A escultura foi produzida pela Prefeitura de Niterói atendendo a uma solicitação do Fórum de Mulheres Negras de Niterói. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, pontuou que a estátua fica em uma área de grande concentração artística e vida noturna movimentada pela juventude da cidade. A expectativa é que a escultura reforce o local como um espaço de convivência da cidade.

“É um orgulho estarmos inaugurando, nesse dia tão importante de luta para a população negra, a primeira estátua negra de Niterói. Na Cantareira, já temos uma estátua em homenagem a Dom Pedro II, e agora instalamos essa obra, que tem significado importante de luta por um Brasil mais justo para todos”, disse o prefeito, lembrando que o município já conta com um conselho de igualdade racial.

O secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, enfatizou a importância deste símbolo para a cidade.

“Essa estátua é mais uma iniciativa é símbolo de respeito a todos os negros não só da cidade, como do estado e do país. Niterói vai continuar com suas ações voltadas para a população negra, respeitando sua história e trajetória. Neste município, não serão admitidas diferenças”, frisou.

Com participação em mostras internacionais como a “Il Colpevoli di Tutto”, “Artexpo NY 2016” e “ArtShopping Carroussel du Louvre”, o artista niteroiense Rodrigo Pedrosa carrega em suas obras fortes elementos étnicos e de valorização da humanidade. Pedrosa conta que, para a produção da escultura, contratou o modelo Loic Koutama, filho de congoleses, com objetivo de preservar as características do povo que deu origem ao Zumbi. A obra foi executada em argila e posteriormente moldada e fundida em bronze. A escultura foi financiada pela empresa Águas de Niterói.

“Foi um presente ter sido escolhido para fazer essa estátua. Sou niteroiense, trabalho há 30 anos com arte e fui buscar a história de Zumbi, pesquisei suas raízes, a ancestralidade dele. Quis fazer uma obra voltada ao grupo étnico ao qual ele pertencia. Levei 120 dias para fazer esse trabalho”, detalhou.

Zumbi dos Palmares – Foi um dos principais líderes da resistência negra à escravidão, no período colonial. Nasceu no Estado de Alagoas, em 1655, e foi morto em 20 de novembro de 1695, no Quilombo dos Palmares, do qual foi comandante e guerreiro.

Herói nacional e um dos mais importantes personagens da história do Brasil, Zumbi é símbolo da luta pela liberdade e igualdade do povo negro. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o “Dia da Consciência Negra”.

 
Niterói Cervejeiro

ouvidoria


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ