logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Atalaia recebe mutirão contra dengue PDF Imprimir E-mail

22/12/2018 – Na manhã deste sábado (22), cerca de 30 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói, realizaram no Atalaia, em Santa Rosa, mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. No total, 439 imóveis foram vistoriados.

Além dos imóveis, os agentes percorreram as ruas e canteiros vistoriando possíveis focos do mosquito e orientaram a população com distribuição de material informativo. A equipe também realizou desratização, quando necessário.

De acordo o chefe do CCZ de Niterói, Francisco de Faria Neto, o combate ao vetor no ambiente domiciliar e nos logradouros públicos é de vital importância para um bom resultado.

“A melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do vetor, para isso é preciso combater os criadouros do Aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada, como garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva”, sinaliza Francisco.

O eletricista, Adenilson Santos, de 60 anos, disse que iniciativas como esta são muito importantes para o combate ao mosquito e contou que ajuda na prevenção de foco do Aedes.

“Eu tento fazer a minha parte e a comunidade tem que fazer o mesmo. Acho importante esse trabalho para prevenir essas doenças e é fundamental ter ações como essa para orientar as pessoas e esclarecer alguma dúvida", disse.


Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do CCZ realizam trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito em Niterói. Agentes vistoriam diariamente imóveis em todas as regiões do município, combatendo focos do inseto e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o CCZ nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.

 

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ