logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Parque Rural: obras avançam no Engenho do Mato PDF Imprimir E-mail

parque

11/01/2019 – O parque rural de Niterói começa a ganhar forma. Equipes estão trabalhando na colocação das estruturas para a cobertura da área. Ocupando um espaço de aproximadamente 10 mil metros quadrados no Engenho do Mato, este será o primeiro parque rural do Estado do Rio de Janeiro a ter uma área coberta para a realização de eventos oficiais com cavalos ou outros animais. Também haverá espaço para escritórios, exposições e eventos.

 

A previsão é de que o trabalho seja concluído em abril. “Após a finalização da cobertura, será feita a parte elétrica. Em seguida, será colocado o piso de saibro e os acabamentos”, diz o diretor de Planejamento e Captação de Recursos da Emusa, Paulo César Carrera.

A criação do parque tem como objetivo incentivar a vocação rural do bairro, estimular novos negócios e investimentos do segmento, além de gerar emprego e renda. Para a execução deste projeto foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões. A revitalização da área foi amplamente discutida com os moradores e criadores de cavalos da região.

Morador do bairro há mais de 30 anos e integrante da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador, Antônio Carlos Mello, conhecido como Carlinhos Lamparão, conta que é grande a expectativa para a abertura do parque rural.

“O Engenho do Mato chegou a ter uma média de dois mil cavalos em muitos haras. A revitalização desta área é um resgate das características rurais do bairro. Tenho certeza de que o parque vai se tornar uma referência muito positiva na cidade. A ideia é que o espaço receba diversos eventos como exposições e leilões de cavalos de várias raças”, conta Lamparão.

A presidente da Associação de Moradores do Engenho do Mato, Simone Siqueira, enfatiza que a revitalização desta área era uma antiga reivindicação dos moradores. Ela lembra ainda que foi criado um grupo de trabalho do parque rural para debater sobre a utilização do espaço.

“O parque rural vai contribuir para movimentar a economia local. Além dos eventos voltados para o segmento de cavalos, queremos que esta área seja importante para os moradores também, por isso, estamos buscando desenvolver projetos sociais como esporte para crianças e idosos, equitação para pessoas com deficiência, cursos, entre tantas outras atividades”, afirma Simone.

 
Programação Mês da Muher

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ