logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Campanha de educação para o trânsito marca a volta às aulas PDF Imprimir E-mail

31/01/2019 – Começa nesta sexta-feira, em Niterói, a campanha municipal de Educação Para o Trânsito ‘Voltas às Aulas - Travessia Segura’, que tem como objetivo conscientizar e orientar estudantes, pais, professores e população sobre a importância do respeito às leis de trânsito para a segurança própria e de todos. A primeira atividade da campanha é a palestra ‘Volta às aulas, segurança no trânsito’, a partir das 11h deste dia 1º, no auditório da Fundação Oscar Niemeyer, no Caminho Niemeyer, voltada para motoristas da Fundação Municipal de Educação, de transporte escolar particulares e agentes de trânsito.

O presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha, explica como será desenvolvida a campanha: “Vamos orientar pais e alunos nas escolas públicas e privadas de Niterói e em seu entorno sobre os cuidados na hora de atravessar a rua, o uso correto do cinto de segurança, os equipamentos de proteção para motociclistas – muitos estudantes são transportados pelos responsáveis em motocicletas –, sobre a proibição do uso do celular ao volante e como identificar se o transporte escolar das crianças e jovens é seguro e legalizado”.

A campanha é realizada pela empresa pública municipal Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, da Fundação Municipal de Educação, do Programa Niterói de Bicicleta e de outros parceiros. Também há participação voluntária de servidores públicos, integrantes de organizações em prol da segurança no trânsito e cidadãos niteroienses.

“A educação desempenha um importante papel no sentido de intervir em objetos que lhe dizem respeito: a mudança de comportamento, transformação das questões culturais e a construção da percepção de risco”, diz a coordenadora do setor de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha.


Foco nos estudantes – Entre os dias 5 e 15 de fevereiro haverá distribuição material didático para os estudantes e seus responsáveis, nas portas das escolas, com conteúdo específico para os seguimentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Também haverá visita guiada ao Centro de Controle Operacional (CCO), onde o trânsito da cidade é monitorado 24 horas por dia, para proporcionar aos alunos uma experiência sobre a complexidade do trânsito na cidade.

Com a volta às aulas, também será iniciado o ciclo 2019 de Capacitação em Educação Para o Trânsito nas escolas, projeto permanente que prepara professores para levar lições sobre trânsito seguro para a sala de aula. Atrelado a este projeto, a NitTrans também oferece ao longo do ano palestras a professores, estudantes e seus responsáveis com o objetivo mostrar a responsabilidade da família em conscientizar os jovens sobre a necessidade de respeito às pessoas e ao trânsito.

A partir do mapeamento de escolas localizadas em regiões da cidade com maior incidência de acidentes de trânsito, a NitTrans realizará abordagem didática a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, com distribuição de material educativo no Centro, no Fonseca, em Icaraí, em Itaipu e em São Francisco.


Vaga Viva e ciclovias – Também serão feitas ocupações temporárias de vagas de estacionamento em vias públicas, transformadas em áreas de convivência, lazer e reflexão, onde haverá material informativo sobre trânsito, com foco na recorrente irregularidade da formação de fila dupla nas portas das escolas no momento do embarque e desembarque dos estudantes.

Haverá ainda intervenções nas ciclovias, sem obstrução de via, sobre a utilização correta e segura dos equipamentos de proteção, sobre direitos e deveres do ciclista no trânsito e para conscientização de motoristas e pedestres sobre a importância de se respeitar os ciclistas.

 

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ