logo

logo logo logo Colab

Licitações SEMUG


Início
Prefeitura de Niterói monta força-tarefa por conta da forte chuva que atingiu a cidade PDF Imprimir E-mail

09/04/2019 – A Prefeitura de Niterói organizou uma força-tarefa que está atuando na cidade desde o fim da tarde de segunda-feira (8), por conta das fortes chuvas registradas no município nas últimas 24 horas. A operação conta com aproximadamente 1.200 funcionários, incluindo equipes da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Companhia de Limpeza (Clin), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e Nittrans, que estão atuando em diferentes pontos.

O prefeito Rodrigo Neves se reuniu com os secretários municipais, na tarde desta terça-feira (9), para uma avaliação das ações da Defesa Civil e de todas as secretarias envolvidas na força-tarefa. Neves ressaltou que em Niterói choveu, em uma hora, mais de 60% do previsto para todo o mês de abril. Em algumas regiões da cidade chegou a chover cerca de 180 milímetros.

“Nas últimas 24 horas tivemos uma chuva muito intensa, provavelmente, a chuva mais intensa dos últimos anos na cidade. Além disso, foi uma chuva continuada. Por isso, esta força-tarefa e este protocolo previamente planejado está sendo seguido desde ontem (8), e foi possível fazermos uma ação organizada e integrada dos órgãos públicos”, disse o perfeito, ressaltando que este protocolo da Defesa Civil é acionado quando se atinge 100 milímetros de chuva no período de 24 horas.

O prefeito ressaltou também os investimentos que vêm sendo realizados pela gestão municipal nos últimos anos, a importância da participação da população, principalmente, no que diz respeito ao descarte correto de lixo, além da atuação nos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) com lideranças comunitárias treinadas para obedecer aos protocolos em casos de eventos climáticos intensos como o registrado na cidade desde ontem.

“Estamos realizando importantes investimentos em obras de contenção de encostas em diferentes pontos da cidade, assim como nos sistemas de estações meteorológicas, pluviômetros eletrônicos, além do treinamento realizado pela Defesa Civil nos Nudecs. Realizamos também obras de drenagem e pavimentação, que só na Região Oceânica já beneficiaram mais de 30 mil pessoas”, enfatizou Neves. “É importante também que a população colabore respeitando os horários da coleta e descartando o lixo corretamente”, acrescentou.

Por conta das chuvas intensas na cidade, as aulas nas escolas da rede municipal foram suspensas nesta terça-feira. O prefeito fez um apelo para que os moradores que não tenham compromisso, permaneçam em suas residências.

“Estamos em estágio de alerta, as previsões indicam uma redução do volume de chuvas até o fim da tarde, mas com o encharcamento do solo precisamos ter muita atenção, sobretudo em áreas geológicas muito complexas. Além disso, temos previsão do aumento da maré nas próximas horas”, pontuou Neves.


Estágio de alerta – A cidade de Niterói entrou em estágio de alerta às 10h51 desta terça-feira (9), devido aos registros de acumulados significativos de chuva no município nas últimas 24 horas e permanência de previsão de chuva moderada ao longo do dia. Equipes da Defesa Civil, que estavam de prontidão, por medida de prevenção, devido ao volume de chuvas acionaram sirenes em nove regiões: Alarico de Souza e Beltrão (Santa Rosa), Morro do Bumba, Viçoso Jardim, Morro do Estado (Centro), Preventório (Charitas), Bairro de Fátima (Centro), Coronel Leôncio (Engenhoca) e Jurujuba. As famílias foram encaminhadas para os pontos de apoio, onde foram atendidas por assistentes sociais e psicólogos da Prefeitura de Niterói.

De acordo com a Defesa Civil, no Morro do Cavalão, em Icaraí, um deslizamento provocou o desabamento de três imóveis. Uma vítima foi resgata e levada pela equipe do Corpo de Bombeiros para o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca. Outros cinco imóveis foram interditados preventivamente no Morro do Cavalão. A Secretaria de Assistência Social ofereceu acolhimento nos abrigos do Município para as famílias que solicitaram o serviço.

Os maiores acumulados registrados em uma hora, na manhã desta terça-feira foram no Morro do Estado (18,8 mm), Jurujuba (10,8 mm), Morro do Palácio (7,0 mm) e São Francisco (6,6 mm). O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informa que há previsão de pancadas de chuva nas próximas horas.

A Seconser atendeu dez chamados para retirada de árvores que caíram e a Defesa Civil realizou 44 atendimentos em várias regiões do município.


Investimentos – Para os próximos dois anos, está previsto investimento de R$ 424 milhões no Plano Niterói Mais Resiliente, com ações nas áreas de gestão de riscos, fortalecimento da Defesa Civil, moradia e qualidade habitacional, política de resiliência e participação da sociedade, e fiscalização e interdições. No início deste ano, a Prefeitura de Niterói divulgou editais para obras de contenção que serão realizadas em 57 pontos considerados prioritários, indicados pelos laudos da Defesa Civil e hierarquizados pelo mapeamento de risco contratado pelo município.

Além das intervenções em pontos considerados prioritários, outros projetos da área de gestão de riscos são a ampliação da cobertura de sirenes, o plantio de 30 mil mudas de árvores em áreas de encosta e a implantação de um radar meteorológico em Niterói para aprimorar a previsão do tempo.

Desde 2013, a Prefeitura de Niterói investiu mais de R$ 200 milhões em obras de contenção de encostas em 70 áreas apontadas como prioritárias por estudos técnicos. Nestes seis anos, foram entregues mais de 2 mil casas populares. O município também investiu em redes de pluviômetros, estações meteorológicas e na estruturação da Defesa Civil. A Prefeitura de Niterói também passou a arcar com os custos de manutenção e operação do sistema de alertas e alarmes por sirenes, em 2016, quando o Governo do Estado anunciou que não poderia custear o serviço.


Informação – A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Twitter (https://twitter.com/NiteroiPref) será atualizado com boletins das chuvas. A Defesa Civil municipal segue monitorando a situação. Em caso de emergência, o cidadão deve ligar 199 ou 2620-0199.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ