logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Prefeitura terá 200 metas para o biênio 2019-2020 PDF Imprimir E-mail

09/05/2019 – A Prefeitura de Niterói divulgou nesta quinta-feira (9), no Teatro Popular, o Plano de Metas para o biênio 2019-2020, um conjunto de 200 ações prioritárias que serão desenvolvidas pelas secretarias e coordenadorias da gestão municipal. O plano, dividido em três eixos – Social, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável e Gestão Eficiente e Transparente –, abrange áreas como saúde, educação, segurança pública, gestão, infraestrutura e sustentabilidade. Junto com o anúncio do Plano de Metas, a Prefeitura prestou contas de 34 projetos já concluídos, como a construção do Centro Integrado de Segurança Pública, ações de reflorestamento e contenção de encostas, entrega de moradias populares, reforma de hospitais e construção de escolas e creches.

“Quando assumimos a gestão de Niterói, em 2013, tínhamos uma cidade endividada, sem planejamento de longo prazo e com sua autoestima ferida", disse o prefeito Rodrigo Neves. "Eu tenho certeza que vamos chegar a 2020 com as contas públicas organizadas, com capacidade de investimento, tendo planos estratégicos de médio e longo prazos e, sobretudo, com uma cidade unida, coesa e com sua autoestima recuperada. Temos 18 meses de muito trabalho para concretizar esses projetos e, ao fim de 2020, vamos tem um orgulho extraordinário do trabalho que fizemos”.

na área da saúde, uma das metas apresentadas foi a reforma e ampliação da maternidade municipal Alzira Reis, em Charitas. A Prefeitura vai investir R$ 15 milhões para a substituição da infraestrutura predial. A maternidade também vai ganhar uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos.

Já na pasta da Educação, a Prefeitura municipalizou e faz a reforma dos Cieps Anísio Teixeira, no Fonseca, e Ester Botelho, no Cantagalo, que estavam abandonados há mais de 15 anos. As duas unidades deverão ser entregues à população em julho deste ano. Os dois Cieps serão os primeiros Espaços Nova Geração de Niterói, onde 800 crianças e jovens terão acesso gratuito a atividades e projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer.

Na área de habitação popular, nos últimos três anos, a administração municipal contratou mais de 3 mil unidades, sendo que 2200 já foram entregues. Este ano, a previsão é entregar 280 unidades habitacionais em um condomínio na Ititioca e 540 em um condomínio que está sendo construído, no Badu.

Outra meta apresentada foi a implantação do Parque Orla Piratininga, que tem como objetivo recuperar o ecossistema da Lagoa por meio do Paisagismo Ecológico. A área será contemplada ainda com infraestruturas de esporte e lazer para a população.

A cidade já conta com a universalização do abastecimento de água. A inauguração, em junho, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sapê, com capacidade de tratar 3.780 litros por hora, fará a cidade saltar para 97% do tratamento de esgoto. A universalização do saneamento será alcançada em 2020 com a inauguração da ETE do Badu, prevista no Plano.


Projetos entregues – O secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, fez um balanço das principais obras e projetos desenvolvidos pelo Município nos últimos anos, incluindo a construção de escolas, creches e unidades de saúde, a reabertura do Hospital Getulinho e do restaurante popular, obras de contenção de encostas, de saneamento, urbanização e pavimentação em vários bairros, a construção de ciclovias, a abertura do túnel Charitas-Cafubá, entre inúmeras outras realizações.

Foram apresentados 34 projetos já concluídos, incluindo o trabalho de reflorestamento; o programa Enseada Limpa, que fez o índice de balneabilidade chegar a 55% na praia de Jurujuba, em 2018; a nova unidade de urgência do Hospital Mário Monteiro; as obras de infraestrutura e drenagem de ruas da Região Oceânica e a conclusão do Reserva Cultural. Também foram destacados o investimento de R$ 250 milhões em contenção de encostas e a construção da Plataforma digital da Engenhoca. Mereceram atenção especial a construção e início da operação do sistema BHLS na TransOceânica e o aumento do efetivo da Guarda Municipal, de 288 homens para 716, de 2013 a 2019, que reforçam a segurança pública junto com os programas Niterói Presente e Proeis. Hoje, 50% do policiamento de Niterói é garantido por investimentos diretos da Prefeitura de Niterói.

 

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ