logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Prefeitura reforça Proeis, e número de policiais extras nas ruas chega a 300 por dia PDF Imprimir E-mail

23/05/2019 – A Prefeitura de Niterói renovou e ampliou o convênio do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis). Com isso, o número de vagas disponíveis para que policiais militares trabalhem na cidade nos dias de folga, reforçando a segurança, subiu de 250 para 300. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves nesta quinta-feira (23) durante a assinatura do contrato de renovação do convênio com a Polícia Militar, que contou com a presença do secretário estadual da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda. Também foi firmado acordo aumentando em 45% o valor da gratificação paga a cada policial que participa do programa. Com isso, a prefeitura passa a investir R$ 30 milhões por ano no reforço policial. Mais da metade do policiamento ostensivo em Niterói é financiado hoje pela Prefeitura de Niterói.


“Estamos fazendo muitos esforços nos últimos anos para melhorar a segurança em Niterói. Mais da metade das forças de segurança que está nas ruas da cidade é bancada pela Prefeitura através do Proeis, Niterói Presente, além do RAS para os guardas municipais. Tenho certeza de que nenhuma outra prefeitura do Rio de Janeiro está fazendo investimento tão expressivo em parceria com a Polícia Militar. E vamos continuar nesse caminho em Niterói, porque Segurança Pública é uma obrigação do governo do Estado, mas a ajuda dos municípios é necessária”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

No Proeis, a adesão é voluntária para que policiais de todos os batalhões do estado possam trabalhar em Niterói nos dias de folga, em troca de uma remuneração paga pela prefeitura.

Para o secretário da Polícia Militar, os investimentos que a prefeitura faz em segurança tem dado resultados positivos. Rogério Figueredo citou a redução dos índices de roubos de rua na cidade nos últimos cinco meses. Os números foram divulgados esta semana pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

“A gente fez aqui o compromisso de melhorar o efetivo policial na região de Niterói. Também vamos trazer novos investimentos em viaturas e armamentos para que o comandante do 12º Batalhão tenha total condições de prestar um melhor policiamento na região, reduzindo os índices criminais, como já vem ocorrendo nos cinco primeiros meses deste ano”, disse o secretário.

O prefeito Rodrigo Neves lembrou que o aumento de 45% no valor da gratificação vai ser um estímulo a mais para que mais policiais de outras regiões venham trabalha na cidade.

“Com o aumento da gratificação estamos criando mais estímulos para que o policial que não é de Niterói, que trabalha em batalhões de outras regiões do estado, possa vir prestar serviços em Niterói”, destacou Rodrigo Neves.

Além de pagar gratificação aos policias, a prefeitura de Niterói também disponibiliza, desde o ano passado, viaturas para o patrulhamento dos agentes do Proeis.

O comandante de 12º Batalhão, tenente-coronel Sylvio Guerra, os secretários municipais de Governo, Comte Bittencourt, de Ordem Pública, Gilson Chagas, e do Gabinete de Gestão Integrada, Paulo Henrique de Moraes, acompanharam a assinatura dos convênios.

O Proeis faz parte do programa Pacto Niterói contra a Violência, lançado no ano passado pela Prefeitura. O projeto terá investimento de R$ 340 milhões e já está implantado em diversas frentes, como apoio às policias e à Guarda Municipal, além de iniciativas nas áreas social, cultural e de infraestrutura urbana. São 19 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ