logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Segunda edição da Caminhada Pela Paz reuniu dezenas de pessoas em Niterói PDF Imprimir E-mail

08/06/2019 –A Prefeitura de Niterói firmou neste sábado (8) uma parceria com as igrejas da cidade para criar o programa de Mediação de Conflitos nas Comunidades. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves durante a segunda edição da Caminhada Luminosa pela Paz. A caminhada promove a cultura da paz e o fim da violência. O evento foi organizado por um conjunto de instituições da sociedade civil e do poder público, incluindo igrejas, organizações sociais e a Prefeitura de Niterói.


“O programa de Mediação de Conflitos contará com a participação das igrejas e, em todas as regiões da cidade, teremos multiplicadores. Eles serão treinados para a mediação de conflitos dentro das comunidades e ajudar no combate à violência”, disse o prefeito. Rodrigo Neves ressaltou que a Prefeitura de Niterói tem feito grandes investimentos para combater a violência na cidade, mesmo sendo a segurança pública uma atribuição do governo estadual.


“A violência tem múltiplas causas e precisa ser abordada por uma política multidimensional, como a que estamos desenvolvendo na nossa cidade através do Pacto Niterói contra a Violência, com ações que vão desde o reforço escolar, reabertura de CIEPs e programas de geração de emprego para os jovens até o aumento dos efetivos policiais nas ruas e adoção de tecnologia de ponta, como os Portais de Segurança, o sistema de cercamento eletrônico por câmeras implantado pela Prefeitura”, declarou Rodrigo.


A caminhada foi precedida de uma Celebração Interreligiosa pela Paz, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Após a cerimônia, a caminhada seguiu pela Praia de Icaraí até a Igreja de São Judas Tadeu.


O evento foi descrito pelos organizadores como um momento de união pela paz, contrapondo o contexto de violência em que a sociedade brasileira está vivendo. 

Pacto contra violência - A prefeitura lançou em agosto do ano passado o Pacto Niterói Contra a Violência, um plano municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões nos próximos dois anos em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada. Entre as medidas, está o Poupança Escola, um programa de incentivo para os alunos da rede pública concluírem o Ensino Médio/Profissionalizante, o pagamento de prêmio por apreensão de arma de fogo e a realização de concurso para contratação de 142 guardas municipais.


Além do Pacto, a prefeitura já investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas como o programa Niterói Presente, Proeis e na doação de viaturas para o batalhão da cidade. A prefeitura considera que todo o investimento feito traduz-se em importantes ferramentas a serviço da Segurança Pública. Com mais de 360 policiais militares, que atuam em seus dias de folga no Centro, Icaraí, Santa Rosa e Alameda São Boaventura, o Niterói Presente e o Proes liberam o efetivo da Polícia Militar para combater a criminalidade em outras áreas da cidade. Atualmente, cerca de 60% do policiamento de Niterói é financiado pela Prefeitura.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ