logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Prefeitura abre licitação para instalação de 9 mil pontos de iluminação pública de LED PDF Imprimir E-mail

25/09/2019 – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou nesta quarta-feira (25) o edital do projeto de modernização do sistema de iluminação pública da cidade, com a substituição de 9 mil pontos de luz à vapor de sódio por lâmpadas de LED, mais econômicas e eficientes. Bairros das cinco regiões da cidade serão beneficiados. A iluminação de LED será instalada inicialmente em vias de grande circulação de veículos e ruas que contam com transporte coletivo, totalizando 231 ruas e avenidas da cidade nesta primeira faze. Na fase seguinte, todas as ruas da cidade contarão com a nova tecnologia.

 


 

Nas vias principais será implantado um sistema de telegestão, com 1.700 pontos de iluminação de LED. De uma sala no Centro de Controle Operacional da Mobilidade de Niterói (CCO Mobilidade), o operador da rede saberá a exata localização de cada ponto de luz e receberá instantaneamente informações de desempenho e de falhas, como, por exemplo, lâmpadas queimadas no sistema. Essa agilidade facilitará a manutenção da rede, pois a identificação de problemas não dependerá apenas das rondas dos agentes da Prefeitura.

“Estamos iniciando com 9 mil pontos de iluminação com LED e, em seguida, vamos ampliar para todas as vias da cidade. Essas novas lâmpadas melhoram a iluminação, reduzem a despesa da prefeitura, já que são mais econômicas e melhoram a segurança pública, tornando as vias mais bem iluminadas. Tentamos implantar esse sistema via Parceria Público Privada (PPP), mas, devido à demora no processo, resolvemos fazer com recursos próprios do município”, destaca o prefeito Rodrigo Neves.

O secretário municipal de Governo, Comte Bittencourt, disse que o projeto foi estruturado para atender simultaneamente todas as regiões da cidade.

“Estamos atendendo as cinco regiões da cidade nesse projeto, todas as artérias principais e quase todas as secundárias. O projeto atende a três princípios: economia, sustentabilidade e segurança. Princípios fundamentais que justificam esse projeto, que vai melhorar a qualidade de vida na cidade de Niterói”, disse Comte.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Público, Dayse Monassa, lembrou que alguns locais da cidade já contam com iluminação pública.

“Em alguns pontos da cidade a iluminação de LED já é uma realidade. Todo o traçado da TransOceânica, incluindo o túnel Charitas-Cafubá, e o bairro Boa Vista, na Região Oceânica, que foi reurbanizado recentemente, contam com essa tecnologia. Agora, outras regiões da cidade também serão beneficiadas. A Ilha da Conceição, por exemplo, será o primeiro bairro da cidade a ter todas as suas ruas com iluminação de LED”, disse Dayse Monassa.

Ela destacou ainda que a iluminação de vapor de sódio, presente em todas as vias, é considerada de boa qualidade e está dentro das normas da ABNT. Mas a secretária destacou que a luminosidade produzida pelas lâmpadas de LED é maior.

Os túneis Roberto Silveira e Raul Veiga, que ligam Icaraí a São Francisco também receberão iluminação de LED. Entre os locais beneficiados também estão as avenidas Roberto Silveira, Ernani do Amaral Peixoto, Visconde do Rio Branco e Central Ewerton Xavier, além das estradas Caetano Monteiro e Francisco da Cruz Nunes. Serão investidos no projeto R$ 41 milhões. Ao todo, 231 vias serão beneficiadas.

Também participaram da solenidade os secretários municipais de Fazenda, Giovanna Victer, e de Obras, Vicente Temperini, e o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, além do deputado Paulo Bagueira (SDD).

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ