logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Guarda Municipal de Niterói resgata bicho-preguiça em Piratininga PDF Imprimir E-mail

preguiça

22/01/2020 – A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói resgatou, nesta quarta-feira (22), um bicho-preguiça na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Piratininga, na Região Oceânica. Os agentes chegaram até o animal através de uma denúncia pelo telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Após constatado que o animal estava em boas condições de saúde, o mesmo foi reintegrado ao seu habitat natural no Parque Estadual da Serra da Tiririca.

 

Quando os guardas chegaram ao local, a preguiça estava na beira da estrada e corria o risco de ser atropelada.

“Com a chegada da equipe, ela caiu na estrada foi resgatada com facilidade. É importante que a população faça como esse cidadão: entre em contato imediatamente quando encontrar um animal silvestre. Pelo bem do animal e da própria pessoa, pois o bicho pode se sentir acuado e reagir. Os guardas têm todo o treinamento para fazer o resgate”, explica o subinspetor Edson Jorge Martins, responsável pela coordenadoria ambiental da Guarda.

Ele explica que a maioria dos animais, após a contenção e captura, é reintegrada a unidade de conservação mais próxima do local de resgate, após avaliadas as condições físicas. Os que apresentam algum tipo de debilidade são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Crase), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa. Animais como os caranguejos apreendidos em época de defeso são levados para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ