Licitações SASDH

Licitações SEMUG

Início O Prefeito
JORGE ROBERTO SILVEIRA (Dados Biográficos) PDF

foto_jrs1Jorge Roberto Saad Silveira nasceu em Niterói a 9 de setembro de 1952, filho de d. Ismélia e do ex-Governador Roberto Silveira. Fez seus estudos no Instituto Abel e no Centro Educacional de Niterói, formando-se em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense. Como jornalista, atuou em diversos órgãos da imprensa, em especial o "Jornal do Brasil" e "O Fluminense".

Em 1978, elegeu-se Deputado Estadual pela legenda do MDB, sendo o mais votado nas urnas do antigo Estado do Rio. Quatro anos depois conquista a reeleição, mas não desempenha o mandato por ter sido convidado pelo então Governador Leonel Brizola para ser o Secretário Estadual de Esporte e Lazer. Na Secretaria, destaca-se por realizar um volume de obras superior à soma de todos os administradores nos vinte anos que o antecederam. Em 1986, elege-se novamente Deputado Estadual, desta vez como o mais votado de seu partido, o PDT.

Em 1988, chega pela primeira vez à Prefeitura de Niterói, com mais de 50% dos votos. Nos quatro anos que se seguiram, Jorge Roberto desenvolve um trabalho inédito em todas as áreas, elevando a antiga capital do Estado à condição de primeira cidade fluminense em qualidade de vida. Para isso, contribuíram algumas ações inéditas como a implantação pioneira do "Médico de Família"; o programa "Vida Nova no Morro", copiado posteriormente no Rio de Janeiro com o nome de "Favela Bairro"; a criação da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) e, em especial, a construção do Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Em 1992, indica como sucessor o seu Secretário de Urbanismo, João Sampaio, elegendo-o logo no primeiro turno, com o qual garante a total continuidade dos trabalhos iniciados.

Em 1993, exerce o cargo de Secretário de Estado de Projetos de Integração Social, no segundo governo Leonel Brizola e implanta o projeto "Médico de Família" em 57 cidades.

Em 1994, candidata-se ao Senado sem sucesso, apesar de ter obtido quase 1,5 milhão de votos.

Em 1996, conquista pela segunda vez a Prefeitura de Niterói, e transforma-se não apenas no primeiro Prefeito eleito pelo voto direto da população a governar a cidade por mais de uma vez em toda a sua história, como também sai das urnas como o candidato proporcionalmente mais votado em todo o país. Nesse segundo mandato, além do aprimoramento e evolução de seu trabalho anterior, alçando a cidade, por exemplo, à condição de primeiro município em Educação no Brasil, Jorge Roberto consegue transformar Niterói na primeira, e até agora única, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro a resolver integralmente o problema de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

Em 1997, faz conferência na ONU, em Nova York, sobre os projetos "Médico da Família" e "Vida Nova no Morro", ambos adotados pela organização a partir de então como modelos a serem seguidos pelos países em desenvolvimento. É ainda em seu segundo mandato que idealiza e inicia as obras do "Caminho Niemeyer", um conjunto de nove intervenções de autoria de Oscar Niemeyer.

Reeleito em 2000 para um terceiro mandato, desincompatibiliza-se em abril de 2002 para candidatar-se ao Governo do Estado. Novamente supera a marca de 1 milhão de votos, mas foi obrigado, como ele diz, "a adiar, por enquanto, o sonho de governar o Estado do Rio".

Em 2008, depois de um afastamento da atividade política por seis anos, candidata-se mais uma vez a Prefeito de sua cidade e é eleito, logo no 1º turno, com 60,8% dos votos do povo de Niterói.

Entre os muitos títulos e condecorações recebidas por Jorge Roberto, destacam-se a Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro), a Medalha da Inconfidência (Governo de Minas Gerais), a Medalha Tiradentes (Assembléia Legislativa do Estado do Rio), a Medalha Pedro Ernesto (Câmara Municipal do Rio de Janeiro), a Comenda da Amizade (Governo da República de Cuba), além de Títulos de Cidadão Honorário de dezenas de municípios fluminenses.

Jorge Roberto Silveira é casado com Cristina Ramalho Silveira, com quem tem um filho, Roberto Ramalho Silveira.

mulher

cmsann