logo

logo logo

Licitações SMEL

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Prefeitura de Niterói reabre inscrições do programa Empresa Cidadã nesta segunda-feira (11) PDF Imprimir E-mail

09/05/2020 - A Prefeitura de Niterói reabre nesta segunda-feira (11) as inscrições para o programa Empresa Cidadã. O poder público municipal vai fazer o pagamento de um salário mínimo, por três meses, para até nove empregados de empresas, entidades religiosas e organizações sindicais com até 19 funcionários e alvará na cidade. Como contrapartida, as empresas se comprometem a não reduzir seu número de funcionários até seis meses após a adesão ao programa.

De acordo com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o objetivo é proteger o emprego dos cidadãos.

“A primeira etapa de inscrições do programa Empresa Cidadã cadastrou 2.200 empresas, protegendo mais de 8.200 postos de trabalho. A nossa expectativa é proteger mais 1.800 empregos, totalizando 10 mil funcionários beneficiados pelo programa”, disse o prefeito.

Renda Básica Temporária - Durante a semana de 11 a 15 de maio, a prefeitura também entregará os cartões para as famílias de alunos da rede municipal que não estão inscritas no CadÚnico. A entrega acontecerá de acordo com ordem alfabética até o dia 15, em cinco polos: Horto do Fonseca; Horto do Barreto; Caminho Niemeyer, no Centro; Escola Municipal Levi Carneiro, no Sapê, e Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga. O calendário seguirá o seguinte cronograma: no dia 11, serão atendidas as pessoas com nomes iniciados pelas letras A, B, C. No dia 12, será a vez das letras D, E, F, G, H, I. No dia 13, o atendimento será voltado para as pessoas com as letras iniciais J, K, L. Já no dia 14, serão as letras M, N, O, P, Q. No dia 15, nomes iniciados por R, S, T, U, V, W, Y, X, Z.

Restrição de circulação - Diante das projeções de especialistas, que apontam uma explosão de casos da Covid-19 no Brasil e no Estado, a Prefeitura de Niterói vai ampliar, também a partir desta segunda-feira, dia 11, as medidas de restrição de circulação na cidade. Pessoas que estiverem em vias públicas sem justificativa podem ser multadas em R$ 180. Apenas atividades essenciais estão liberadas, como mercados e supermercados, farmácias, postos de gasolina e pet shops. As famílias beneficiadas pelo Renda Básica Temporária que precisem ir aos cinco polos de distribuição dos cartão, a partir desta segunda-feira, precisarão informar o motivo às autoridades, em caso de abordagem.

“Vamos fazer um reforço nas barreiras, utilizando equipamento de aferição de temperatura para antecipar diagnósticos que facilite o isolamento de casos leves ou assintomáticos. Também faremos uma fiscalização nas ruas. Não é hora de ficar passeando com animal, não é hora de caminhadas. Só saia se for extremamente necessário e dê preferência aos serviços de delivery que é o ideal para você se expor menos. Ainda não estamos em lockdown. As atividades essenciais estão funcionando, mas é momento crucial na nossa luta e reforço o apelo para que fiquem em casa que isso vai passar”, garantiu o secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique Moraes.

O prefeito Rodrigo Neves atribui ao isolamento social e às ações da Prefeitura os resultados da luta contra o coronavírus.

“Os especialistas apontavam uma média de 300 a 400 óbitos para Niterói e temos 40 hoje. Estamos vencendo essa guerra, mas não podemos afrouxar as medidas. A prefeitura vem agindo na saúde, na economia, no reforço da higiene e em tudo que é possível, mas é necessário o empenho e comprometimento de cada um para que tenhamos menos mortes possíveis. Já são 10.627 famílias que perderam entes queridos nas últimas semanas no Brasil. Todo dia temos conhecimento de amigos, parentes ou vizinhos que se contaminaram ou vieram a óbito. Os números se aproximam cada vez mais de cada um de nós”, alertou Rodrigo Neves.

O secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, reforça o pedido pelo isolamento social.

“Quero frisar que estamos vencendo a batalha, mas a guerra não acabou. O inimigo é muito poderoso e não podemos relaxar nesse momento porque pode ser muito perigoso e até mesmo fatal. Precisamos ter empatia e solidariedade pelas vidas, além do compromisso cívico de manter o isolamento. A cidade tem se preparado fortemente. Contratamos mais de mil profissionais de saúde de retaguarda e de atenção básica, temos 50 mil testes rápidos para melhorar as ações e saber quais locais são mais afetados e antecipar as ações de quarentena. Criamos o centro de referência onde o cidadão tem todas as condições de segurança, saúde, alimentar e de acompanhamento psicológico para evitar que contamine a família e a comunidade. Nos próximos 10 dias, os cuidados precisam ser intensificados tanto com o isolamento quanto com o reforço da higiene. Serão dez dias intensos para frear o avanço da doença na cidade”, explica o secretário.

Boletim – Niterói tem hoje (9), 756 casos confirmados de Covid-19. Desses, 439 estão em isolamento domiciliar. A cidade registra 40 mortes.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ