logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Comunidades de Niterói terão nova sanitização contra coronavírus PDF Imprimir E-mail

24/05/2020 - A sanitização com quaternário de amônio de quinta geração será retomada nas comunidades de Niterói nas próximas semanas. O anúncio foi feito na noite deste domingo (24), pelo prefeito Rodrigo Neves durante transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura. O prefeito lembrou que Niterói foi pioneira no Brasil com o trabalho de sanitização nas ruas e comunidades, utilizando a mesma tecnologia aplicada em cidades da China.

Rodrigo Neves destacou, ainda, que a cidade vive uma nova etapa no combate ao avanço do coronavírus com a implantação do plano gradual de transição ao novo normal. De acordo com o prefeito, esta medida só foi possível graças às ações adotadas pelo Município, baseadas na ciência e nos indicadores de saúde, desde o início da pandemia, e também pela adesão dos niteroienses ao isolamento social. O chefe do Executivo ressaltou, também, a realização de treinamentos ministrados pelo Município para funcionários de estabelecimentos que foram liberados para retomar suas atividades de forma gradual na última semana.

“Graças às medidas adotadas em Niterói, como a sanitização, a ampliação do número de leitos, a implantação do centro de referência de quarentena, a testagem rápida, a abertura de um hospital exclusivo para o atendimento a pacientes graves com Covid-19, a distribuição gratuita de máscaras e kits de higiene, além da participação da sociedade, que demonstrou responsabilidade cidadã cumprindo o isolamento social, conseguimos chegar a esta nova etapa”, reforçou o prefeito. “No entanto, é fundamental que todos continuem cumprindo os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias e também o isolamento social, que segue na cidade até o dia 30 de junho”.

Educação – A secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro, ressaltou que as aulas nas escolas da rede municipal também continuam suspensas até o dia 30 de junho. Mas durante esta semana, e na próxima, de forma organizada, será possível que os responsáveis pelos alunos possam ir às unidades, apenas neste período, para retirar o kit de atividades pedagógicas, que será distribuído pela Prefeitura de Niterói aos estudantes do ensino fundamental e da pré-escola.

Os kits contêm jogos pedagógicos e livros que poderão ser usados para que as crianças e seus familiares desenvolvam atividades que estão no site: portal.educacao.niteroi.rj.gov.br. Terão também um caderno de atividades, com exercícios de leitura e matemática, além de cadernos específicos de língua portuguesa, matemática e demais disciplinas para as turmas do Ensino Fundamental 2.

“Percebemos que muitas crianças, por não terem possibilidade de acessar a internet, estavam ficando sem o acompanhamento educacional, que é muito necessário mesmo nesse contexto de suspensão das aulas. Então, com esta iniciativa, o nosso objetivo é fazer com que essas crianças possam desenvolver atividades pedagógicas em casa durante o período de isolamento social”, afirmou Flávia Monteiro.

Benefício social emergencial - A partir de segunda-feira (25), permissionários e trabalhadores de bancas de jornal receberão o benefício social emergencial, no valor de R$ 500, pago pela Prefeitura de Niterói. Nesta semana também, será aberto o processo de inscrição para motoristas de aplicativos receberem o auxílio. Para se cadastrarem e terem direito a este benefício, os profissionais precisam comprovar que são moradores de Niterói e que já atuam no município há seis meses por, pelo menos, 30 horas semanais.

Outro grupo que receberá o benefício será o de quiosqueiros. Para esta categoria, o pagamento está previsto para sexta-feira (29). Os produtores agroecológicos também foram incluídos no programa assistencial do Município, bem como os pescadores artesanais, que serão atendidos nas próximas semanas.

Apoio às empresas – As inscrições para o programa Empresa Cidadã 2 terminam nesta terça-feira (26). O poder público municipal vai fazer o pagamento de um salário mínimo, por três meses para até nove empregados de empresas, entidades religiosas e organizações sindicais com até 40 funcionários, com expectativa de beneficiar 5 mil funcionários. Como contrapartida, as empresas se comprometem a não reduzir os postos de trabalho até seis meses após a adesão ao programa. A nova etapa inclui clubes e entidades filantrópicas de Niterói, que terão o auxílio no pagamento de até 20 funcionários, sem número máximo de empregados. A inscrição pode ser feita no site: www.empresacidada.niteroi.rj.gov.br.

De segunda (25) a quarta-feira (27), serão entregues os cartões para os microempreendedores individuais do município que estão com inscrições ativas no cadastro da Secretaria Municipal de Fazenda, residam no município, e tenham solicitado, entre os dias 8 e 14 de maio, a adesão ao programa para o recebimento de um auxílio de R$ 500, por três meses, através de um cartão de compras. Os MEIs cadastrados receberão um aviso por e-mail sobre o dia, horário e local para retirarem seus cartões. Também será possível fazer a consulta no site da SMF.

Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado neste domingo (24), Niterói tem 1.648 casos confirmados de Covid-19, com 656 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 93 óbitos e tem 817 pacientes recuperados.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ