logo

logo logo logo Colab

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Prefeitura lança serviço de telemonitoramento para casos de Covid-19 PDF Imprimir E-mail

27/05/2020 - A Prefeitura de Niterói vai oferecer um serviço de telemonitoramento de pessoas com sintomas sugestivos de infecção pelo novo coronavírus. Por meio do site www.coronavirus.niteroi.rj.gov.br ou aplicativo para celular "Niterói - Serviços ao Cidadão", já disponível nas lojas da Apple e do Google, será possível acessar a plataforma digital que permite ao usuário fazer uma autoavaliação do estado de saúde e receber orientações personalizadas.

De acordo com o resultado, a pessoa pode cadastrar um telefone e/ou e-mail para receber mensagens e ligações de profissionais de enfermagem. A cada 24 ou 48 horas, os sintomas serão checados por essa equipe, que poderá encaminhar o paciente a uma das unidades de saúde de referência para Covid-19 na cidade ou, se houver necessidade, acionar o Samu.

O prefeito Rodrigo Neves afirmou que o serviço é mais uma arma dentro da estratégia montada para o combate ao novo coronavírus em Niterói.

“O telemonitoramento se junta à testagem rápida da população de Niterói, aos centros de referência de quarentena para aqueles que não podem cumprir de forma segura o isolamento social e ao reforço na retaguarda de leitos na cidade, entre outras ações desenvolvidas pelo poder público. Isso permitiu que iniciássemos a transição gradual para um novo normal, com a passagem para o estágio laranja, com a liberação de atividades físicas individuais em horários restritos e a abertura de algumas atividades, cumprindo todas as regras de higiene e distanciamento social”, detalhou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que essa iniciativa é importante no processo de acompanhamento e atendimento para a Covid-19.

“Esse é mais um projeto que se soma às medidas adotadas pela Prefeitura de Niterói no combate à Covid-19. O telemonitoramento é importante, pois possibilita a equipe da Fundação Municipal de Saúde aprofundar e qualificar o acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados da doença, além de abrir mais um canal de atendimento para população”, contou o secretário.

O monitoramento remoto será apenas para moradores de Niterói das regiões sem cobertura pelo Programa Médico de Família, e estará disponível a partir desta quinta-feira, 28. Todo esforço é para que pacientes com sinais de agravamento cheguem o mais rápido possível aos hospitais de referência. O novo serviço também oferecerá orientações sobre proteção contra o contágio e dicas para se fazer o isolamento domiciliar.

Os moradores de Niterói cadastrados pelo Médico de Família já recebem acompanhamento através do programa.

Mais de mil recuperados – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (27), Niterói tem 1.055 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 1.798 casos confirmados da doença, com 552 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município e 99 óbitos.

Auxílio emergencial temporário –  A Prefeitura de Niterói está implantando ações emergenciais para diminuir os impactos sociais e econômicos da pandemia do coronavírus. Um das categorias beneficiadas é a de motoristas de transporte remunerado privado individual de passageiros por Operadora de Transporte Compartilhado (OTC). O cadastro no programa, que visa o pagamento de auxílio emergencial temporário, termina nesta quinta-feira (28). O benefício, no valor de R$ 500, será pago pelo Município por três meses consecutivos. A inscrição pode ser feita pelo site motoristaotc.niteroi.rj.gov.br. Para adesão ao programa, os motoristas devem ter realizado, no mínimo, 30 horas semanais de trabalho, em média, nos últimos seis meses anteriores à publicação da lei.

De acordo com a Lei 3.491, de 29 de abril de 2020, e o Decreto 13.597 de 13 de maio de 2020, o motorista não poderá ser servidor público na ativa ou aposentado, ou pensionista de servidor; sócio em atividades empresariais ativas; ter outra atividade remunerada; nem ter se beneficiado de outro programa municipal pago em virtude da pandemia. Para saber se tem direito ao benefício, os motoristas podem consultar o site da Prefeitura (www.niteroi.rj.gov.br).

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, os quiosqueiros e produtores agroecológicos também serão atendidos nesta semana. Já nas próximas semanas, será a vez dos pescadores artesanais.

Mais categorias atendidas – O prefeito Rodrigo Neves informou que a Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta (27) e ele vai sancionar um projeto de lei que prevê o pagamento de um auxílio financeiro emergencial em parcela única aos Microempreendedores Individuais que atuem como cabeleireiros, manicures, podólogos, barbeiros ou como profissionais de estética e de cuidados com a beleza. O benefício de R$ 1 mil será pago em parcela única, no dia 15 de junho. Os profissionais poderão se cadastrar para receber o auxílio entre os dias 1 e 10 de junho no site da Secretaria Municipal de Fazenda.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ