logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Nota da Prefeitura de Niterói PDF Imprimir E-mail

06/06/2020 – Desde o início da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Niterói está tomando uma série de ações com base na ciência e nas melhores experiências internacionais. Graças às medidas implementadas pelo Município, foram evitados 1.486 óbitos, de acordo com uma análise da UFRJ, e uma grave crise sanitária na cidade.

A sanitização de favelas, o primeiro hospital público exclusivo para tratamento de infectados pela Covid-19 no país e a ampliação expressiva retaguarda hospitalar, assim como Centro de Quarentena, testagem em massa, vigilância epidemiológica, renda básica para os mais vulneráveis, e apoio às pequenas empresas são algumas das ações que reforçaram o isolamento social, reduziram a taxa de transmissão, letalidade e ocupação de leitos.

As regras de restrição de circulação e isolamento social em Niterói estão em vigor até 30 de junho e podem ser prorrogadas de acordo com a evolução da pandemia na cidade.

As medidas adotadas possibilitaram a cidade a implantar o Plano de Transição Gradual para um Novo Normal no dia 21 de maio. O plano traz um sistema de cores para identificar estágios de combate ao novo coronavírus e níveis de restrição de circulação e isolamento social que serão colocados em prática.

Desta forma, o município vai seguir o planejamento e indicadores técnicos propostos pelo Plano de Transição Gradual para um Novo Normal, elaborado com apoio dos melhores especialistas do país.

Atualmente, a cidade está no estágio laranja, de Atenção Máxima, e não estão autorizados funcionamento de shoppings e centros comerciais, por exemplo.

Estão liberadas as atividades essenciais, que permaneceram em funcionamento nas últimas semanas, como mercados e supermercados, farmácias, padarias, pet shops e postos de combustíveis, além de óticas, lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas e de bicicletas, atividades da construção civil, serviços médicos, odontológicos e de fisioterapia, hotéis, indústria do petróleo e gás, lojas de automóveis e concessionárias, restaurantes (entrega apenas), escritórios, imobiliárias, salões de beleza e empresas de manutenção e reparo de máquinas e equipamentos.

Entre os protocolos obrigatórios estão a ocupação máxima de 50% da capacidade, tratamento preferencial para clientes que estão nos grupos de risco, distanciamento entre as pessoas, obrigatoriedade de manter informativos sobre a prevenção visíveis, monitoramento da temperatura dos funcionários, testagem trabalhadores sintomáticos, afastamento dos profissionais que estejam nos grupos de risco ou apresentem sintomas gripais.

A prática de exercícios físicos individuais na orla também foi autorizada das 6h às 9h e de 16h às 22h. Idosos acima de 60 anos têm horário exclusivo para atividades físicas entre 9h e 11h.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ