logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Coronavírus: Niterói já realizou mais de 20 mil testes rápidos PDF Imprimir E-mail

12/06/2020 - Mais de 20 mil testes rápidos para detectar a infecção por coronavírus foram realizados pela Prefeitura de Niterói. O trabalho de testagem começou em março, quando foram detectados os primeiros casos de Covid-19 cidade. O Município ampliou o número de pontos de testagem e, atualmente, o exame já está disponível em mais de 50 locais. Há, inclusive, a opção de teste por sistema drive-thru, em três regiões diferentes da cidade.

O secretário municipal de saúde, Rodrigo Oliveira, explicou durante vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, na noite desta sexta-feira (12), que a testagem rápida tem gerado um quadro mais realista da propagação do coronavírus na cidade. Graças ao trabalho, de acordo com ele, está sendo possível conhecer o comportamento da Covid-19 e, dessa forma, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está estabelecendo estratégias mais efetivas no combate à doença.

O protocolo de testagem foi feito pela Prefeitura de Niterói em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), e determina que o teste sorológico deva ser feito a partir do oitavo dia dos sintomas identificados pela equipe de atenção básica, através do programa Médico de Família.

O secretário destacou, também, a importância da testagem para montar um mapa da evolução da doença pela cidade, desde a faixa etária das pessoas que estão adoecendo até o bairro com maior grau de contaminação.

“Essa ação é fundamental para termos mais clareza de como está a curva de contaminação no município e acompanhar diariamente o plano de transição para o novo normal”, disse Rodrigo Oliveira.

Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (12), Niterói tem 3.902 casos confirmados de Covid-19, com 962 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 159 óbitos e tem 2.658 pacientes recuperados.

Programas sociais – Na segunda-feira (15), será feito o crédito referente ao mês de junho dos cartões pré-pagos para as famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino e que não estão inscritas no CadÚnico. De acordo com o cronograma elaborado a partir de ordem alfabética, no dia 15 será feita a recarga para quem tem a letra inicial do nome de A até J. Na terça-feira (16), será a vez daqueles com as iniciais de K até Z.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Ellen Benedetti, informou que a entrega dos cartões pré-pagos para os pescadores artesanais será feita na terça-feira, na Secretaria Municipal de Ordem Pública, no Barreto. E os artesãos que não conseguiram realizar o cadastramento na primeira etapa receberão os cartões também no dia 16. Para estes profissionais, a entrega será realizada no Teatro Municipal de Niterói, no Centro.

Economia - A Prefeitura de Niterói vai reabrir, na próxima segunda-feira (15), as inscrições para taxistas e motoristas e auxiliares de transporte escolar que perderam a primeira fase de cadastro do Programa Taxista Amigo, que concede um benefício de R$ 500, por três meses, para todos que estão regularizados na Subsecretaria Municipal de Transportes. A inscrição poderá ser feita no site da Secretaria Municipal de Fazenda.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ