logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Hospital Municipal Oceânico de Niterói abre novos leitos e chega a sua capacidade total PDF Imprimir E-mail

17/06/2020 - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, acompanharam por videoconferência, nesta quarta-feira (17), a implantação de 36 novos leitos do Hospital Municipal Oceânico de Niterói. Com esta ação, a unidade hospitalar chega a sua capacidade total, com 136 leitos, e a cidade de Niterói passa de 226 para 262 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com coronavírus.

 

“Esta é uma conquista muito importante, porque este foi o primeiro hospital público do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivo para o atendimento da Covid-19. Fizemos um esforço muito grande de adequação de um hospital privado, que já estava fechado há alguns anos, e essas obras foram feitas em um prazo recorde: 20 dias. Fico orgulhoso de ver a dignidade, a humanidade com que os profissionais de saúde têm tratado a nossa população. O Hospital Oceânico já salvou dezenas de vidas e vai continuar salvando dezenas de vidas”, enfatizou Rodrigo Neves.

Conforme o planejamento definido de estar à frente do ciclo epidêmico da Covid-19, foram inaugurados 40 leitos, no dia 10 de abril, no Hospital Municipal Oceânico de Niterói. No início de maio, foram abertos mais 35 leitos, somando 75. Já no fim de maio, mais 25 leitos, chegando a cem leitos exclusivos. E, nesta quarta-feira, foram entregues mais 36 leitos, concluindo esse cronograma.

“Isso nos dá segurança e tranquilidade. A ocupação dos leitos do setor público na rede municipal é de menos de 50%, e com esta abertura hoje, de mais 36 leitos, chegamos a menos de 40% de ocupação dos leitos. Estamos seguros do ponto de vista da retaguarda hospitalar”, disse Rodrigo Neves, ressaltando, ainda, as mais de 40 medidas adotadas pela gestão municipal no combate ao avanço do coronavírus na cidade. “Fomos a primeira cidade do Brasil a fazer a sanitização de ruas e comunidades, implantamos um centro de referência de quarentena, ampliamos a testagem rápida, contratamos mais 1.200 profissionais de saúde, criamos programas de apoio social para as famílias que mais precisam e também medidas de apoio às pequenas e médias empresas”.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, reforçou o agradecimento a todos os profissionais, desde os que estão na administração das unidades de saúde até os que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes com coronavírus, e destacou também a importância dos novos leitos exclusivos para a Covid-19.

“Quero agradecer a todos os trabalhadores da saúde e também reforçar o meu reconhecimento a cada um. A saúde do niteroiense está em excelentes mãos. Essa conquista de cumprir, mais uma vez, a meta com a ampliação dos leitos reforça que estamos no caminho certo, com responsabilidade, fazendo um plano de transição gradual para o novo normal com a infraestrutura necessária para garantir segurança e continuar preservando e defendendo a vida dos niteroienses”, pontuou Rodrigo Oliveira.

O vice-presidente de atenção hospitalar de Niterói, Ramón Sanchez, a diretora geral do Hospital Municipal Oceânico, Gisela Motta, e o diretor médico da unidade, Rafael Carraro, participaram da videoconferência apresentando a implantação dos novos leitos.

Ramón Sanchez lembrou, ainda, todo o esforço que está sendo empregado pelo governo municipal e pelos profissionais de saúde no combate ao coronavírus em Niterói. Ele, assim como Gisela Motta e Rafael Carraro estão acompanhando de perto todas as ações desde o início da pandemia para a abertura do Hospital Municipal Oceânico.

“Temos muito orgulho em fazer parte desta equipe. Esta é uma unidade de referência, não só pela capacidade técnica, como pela sua estrutura. O Hospital Oceânico está de acordo com todas as normas determinadas pela Anvisa. Este hospital é, sem dúvida, um exemplo de hospital público no Brasil para o atendimento da Covid-19”, afirmou Ramón Sanchez.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ