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Aplicativo auxilia profissionais de saúde de Niterói no diagnóstico de doenças cardíacas PDF Imprimir E-mail

03/08/2020 - Uma nova ferramenta de auxílio às emergências cardiológicas está disponível para os profissionais de saúde e à população de Niterói na rede municipal, o TeleCárdio. O aplicativo é uma plataforma de telemedicina que permite uma orientação diagnóstica e terapêutica aos plantonistas das unidades de emergência do município. O procedimento avalia de forma rápida as necessidades de pacientes com alterações no coração.

 


 

O TeleCárdio é uma ferramenta de suporte avançada que permite uma rápida comunicação a distância entre os plantonistas do hospital e os cardiologistas da central de telemedicina, possibilitando um auxílio na conduta médica e diagnóstico seguro e de alta precisão em tempo real.

O aplicativo funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, de maneira simples e objetiva. Após dar entrada em alguma unidade de emergência com suspeita de infarto, por exemplo, e passar por exames, como o eletrocardiograma, os dados do paciente são imediatamente inseridos no sistema para a central onde os especialistas fazem a avaliação. Em seguida, o médico cardiologista de plantão avalia e encaminha o laudo para o médico clínico da unidade em minutos.

A médica Izadora Bighetti Brito, 26 anos, é clínica geral na Unidade de Urgência Dr. Mário Monteiro, em Piratininga, e avalia que a plataforma tem auxiliado bastante no dia a dia de atendimento.

“A cardiologia é um tema bem complexo e você ter um auxílio rápido de especialistas é super importante para um atendimento mais eficiente e para a evolução positiva do paciente. O sistema é bem rápido, eficiente e prático de usar. Tanto nós profissionais de saúde ganhamos, como o próprio paciente que tem o diagnóstico mais rápido e mais completo”, elogiou Izadora.

Ainda de acordo com a médica, a velocidade na resposta é um dos fatores que mais contribuem para a eficiência do dispositivo.

“Lembro de um plantão que o paciente chegou grave, com dor torácica bem típica de síndrome coronariana aguda. Fizemos os primeiros procedimentos e pedimos auxílio através do aplicativo. Em menos de um minuto o especialista já avaliou e indicou a conduta mais eficientes a ser seguida de acordo com o quadro. A agilidade salvou a vida de mais um paciente”, destacou a médica.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, a ideia é melhorar as redes de atendimento ao paciente com doenças cardiológicas aumentando o acesso ao diagnóstico e ao tratamento por meio da integração das equipes pelo aplicativo.

“A urgência no atendimento desses casos é crucial para redução dos óbitos, das sequelas graves e incapacitantes, além do número de internação hospitalar, taxas de reinternação e outros fatores”, explicou o secretário.

Capacitação – A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realizou três dias de capacitação para todos os profissionais que estão envolvidos com o projeto. A iniciativa também conta com treinamentos multidisciplinares periódicos desses profissionais.


 

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