logo


Início
Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira PDF Imprimir E-mail

Encerra-se nesta sexta-feira (13/04), às 17 horas, a 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Programa de Imunização, já vacinou até o momento contra a gripe 29.317 pessoas nas policlínicas de Niterói, sendo 3.049 crianças, 2.380 profissionais de saúde, 1.219 gestantes e 22.669 idosos. Todas as unidades básicas, policlínicas regionais e comunitárias e módulos do Programa Médico de Família estarão funcionando, das 8 às 17 horas.

 

A FMS  conta com mais de 70 mil doses da vacina, que protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). Após o Dia da Mobilização Nacional, a vacinação continuou disponível nas unidades da Rede de Saúde de Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até esta sexta-feira, 13 de maio, data do encerramento da campanha de 2011.

 

As crianças entre seis e 23 meses receberão duas doses da vacina. É essencial que a criança retorne ao mesmo posto de saúde 30 dias depois para receber a segunda dose. As pessoas portadoras de doenças crônicas deverão aguardar o encerramento da campanha, em 13 de maio, para serem vacinadas nas unidades de saúde.  

 

Para atendimento nos postos de saúde é necessário que as pessoas pertencentes à população-alvo compareçam com o cartão de vacinação, documento de identidade e, no caso de trabalhadores da área de saúde, estejam munidos de documento que comprove o local de trabalho.

 

Contraindicação

 

Vacinação contra a gripe não é indicada a quem tem alergia severa à proteína do ovo. As pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, assim como as que já apresentaram a Síndrome de Guillain Barré devem consultar o médico primeiro.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ