Saúde firma convênio com empresa para captura de animais em vias públicas de Niterói
logo

logo logo logo Colab

Início
Saúde firma convênio com empresa para captura de animais em vias públicas de Niterói PDF Imprimir E-mail

O Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), secretário Euclides Bueno Netto, assinou hoje (13/05), convênio com a empresa Paulo César Ferreira-ME, localizada na Estrada Magé-Manilha, S/Nº, Km 5,5, Itambí, Itaboraí/RJ. A empresa mantém currais para o recebimento e guarda de animais de grande porte, possuindo convênios com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e com os Municípios de Itaboraí, Mendes, Queimados, Piraí, entre outros. O objetivo é a apreensão, recebimento e guarda de animais de grande porte (suínos, equinos e bovinos), encontrados em logradouros públicos de Niterói.

 

O Convênio atende a Lei 8666/93, no que couber, sem ônus para a FMS e a empresa conveniada tem como obrigações, dentre outras, guardar em seus currais os animais apreendidos, manter médico veterinário responsável pela prevenção, controle de zoonoses e a saúde dos animais, arcar com os custos relativos aos medicamentos e vacinas de forma a estabelecer a prevenção e o controle de zoonoses e a saúde dos animais sob sua responsabilidade, designar um funcionário que assinará o Termo de Responsabilidade sobre cada animal, isentando a fundação de qualquer ônus ou responsabilidade. A Fundação Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devig) designará um servidor médico veterinário para exercer a fiscalização nos currais da empresa conveniada, e manter organizado o arquivo relativo aos Termos de Responsabilidade, os quais passarão a fazer parte integrante do Convênio.

Os animais apreendidos, após assinatura do Termo de Responsabilidade, serão encaminhados à empresa onde mantidos em curral específico para cada tipo de animal, examinados por médico veterinário que indicará as vacinas e medicamentos necessários, se for o caso, e ficarão em quarentena por 10 dias, aguardando seu proprietário. Caso o proprietário compareça ao local e comprove a posse do animal, poderá resgatá-lo, arcando com os custos de alimentação, vacinas e medicamentos. Caso o proprietário não compareça, após o período de quarentena, o animal deverá ser leiloado.

A assinatura deste Convênio representa importante medida no sentido de retirar das vias públicas de Niterói os animais de grande porte que transitam em meio aos veículos e pedestres, podendo causar graves acidentes de trânsito e a transmissão de doenças, como raiva, gripe suína, febre aftosa, entre outras.

 
Niterói Cervejeiro

nno

PMUS


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ