logo


Início
Operação conjunta da Vigilância Sanitária e da Secretaria De Controle Urbano retira 19 Porcos que perambulavam pelas ruas De Niterói PDF Imprimir E-mail

Captura_de_Porcos_2_-_Maio_2011O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devig), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Controle Urbano e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), percorreu na noite da última terça-feira (24/05) diversas ruas de Niterói, com o objetivo de recolher porcos soltos em vias públicas. Com orientação de veterinários do Devig, 25 funcionários participaram da operação, que capturou 19 suínos, todos de grande porte, nos bairros do Fonseca, Cubango, São Lourenço, Icaraí e Bairro de Fátima.

 

A ação mobilizou cinco viaturas da Guarda Municipal e da Patrulha Ambiental, um caminhão adaptado para o transporte de grandes animais e um carro do Centro de Controle de Zoonoses e de Doenças de Transmissão Vetorial (CCZ).  Os animais recolhidos foram destinados ao curral da empresa que firmou convênio com a FMS, onde ficarão aguardando pelos proprietários por um período máximo de 10 dias. Os porcos, segundo o novo chefe do Devig, Zamir Martins, poderão ser resgatados mediante a comprovação de propriedade e o pagamento de multa e despesas referentes à permanência dos animais no local.

Ainda de acordo com Zamir Martins, os animais que não forem resgatados pelos proprietários, após o período estabelecido, passarão por uma bateria de exames, serão vacinados, vermifugados, receberão cuidados veterinários e permanecerão em quarentena até serem destinados a leilão.  “Novas ações semelhantes já estão sendo programadas para acontecer nas próximas semanas”, adiantou.

CONTROLE URBANO

            Segundo relatório encaminhado pelo secretário municipal de Segurança e Controle Urbano, Wolney Trindade, uma equipe da Inspetoria de Fiscalização do Comércio de Ambulantes e de Controle Urbano, em conjunto com a FMS e com o BPRV, deu início a operação às 22 horas. Às 23 horas, capturaram os primeiros três porcos na Rua Dom José Pereira Alves, em São Lourenço. Às 23h25, recolheram um animal na Rua Gencerico Ribeiro, também em São Lourenço.

Captura_de_Porcos_1_-_Maio_2011            As 23h35, outro porco foi retirado das ruas, desta vez na Deputado Álvaro Fernandes, no Fonseca.  Na Rua 22 de Novembro, também no mesmo bairro, outro porco deixou de causar transtornos a motoristas e pedestres, às 23h45, e mais outros três, a 00h40. Na Rua Manoel Areal, no Bairro Chic, um porco foi recolhido, às 23h55.  Na Rua Noronha Torrezão, em Santa Rosa, mais um porco capturado às 00h50.  As equipes tiveram muito trabalho para recolher quatro porcos que perambulavam pela Travessa Professora Elza Bittencourt, em Icaraí, às 01h25. Em Santa Rosa, às 01h40, os funcionários retiraram da Rua Inácio Bezerra de Menezes, dois porcos. De volta ao Bairro de Fátima, na Rua Athaíde Parreiras, em frente ao Hospital Municipal Carlos Tortelly (ex-CPN), dois outros porcos foram capturados, às 02h25.

(Fonte: Devig e SMSCU)

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ