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Mergulhão previsto no Plano Lerner começa a ser construído em Niterói PDF Imprimir E-mail

Obrademergulho2Começou nesta quarta-feira (primeiro de junho), um esquema especial de trânsito elaborado pela Niterói, Transporte e Trânsito (NitTrans) a fim de garantir o acesso ao Centro da cidade durante o período das obras de construção do mergulhão. O acesso subterrâneo faz parte do plano elaborado pelo urbanista Jaime Lerner para reestruturação do sistema viário de Niterói.Oito agentes foram encarregados de orientar e monitorar o trânsito no primeiro dia do esquema viário planejado pela Nittrans para as obras do mergulhão. 

O trânsito fluiu normalmente de Icaraí para o Centro pela Rua Euzébio de Queiroz, no início da manhã de ontem, primeiro dia do esquema de trânsito elaborado pela Nittrans para obras de construção da passagem viária subterrânea na Avenida Marquês do Paraná.

 

Após o fim do horário do pico do trânsito, por volta das 10 horas, a Rua Euzébio de Queiroz foi interditada para o remanejamento de semáforos, sem prejuízo para o fluxo de veículos, porque o acesso ao Centro continuava sendo feito pela Avenida Amaral Peixoto.

 

Sinalização - A interrupção do funcionamento dos semáforos foi determinada pelo remanejamento do sinal que orientava o trânsito da Avenida Marquês do Paraná, e passa agora a operar na entrada da Rua Euzébio de Queirós. Como o sistema funciona de forma conjugada, também houve o desligamento do sinal luminoso instalado na saída da Rua Marquês de Olinda para a Avenida Amaral Peixoto.

 

A operação foi realizada após o fim do horário do pico da manhã, porque não havia impedimento ao fluxo da Avenida Marquês do Paraná para a Avenida Amaral Peixoto. No início da manhã, o trânsito fluiu normalmente de Icaraí para o Centro pela Rua Euzébio de Queiroz.

 

“Como sempre acontece na implantação de mudanças viárias, aproveitamos o primeiro dia do novo esquema de trânsito da obra do mergulhão para fazermos pequenos ajustes de sinalização e monitoramento”, informou o presidente da Nittrans”, Sergio Marcolini.

 

Mais fluidez - As contagens de fluxo efetuadas pela Nittrans indicam passagem de 2,8 mil carros por hora, no horário do pico, na pista da Avenida Marquês do Paraná, entre a Avenida Amaral Peixoto e Rua Doutor Celestino, sentido Centro-Icaraí. O trecho está sendo interditado para obras de construção da passagem viária subterrânea, prevista para ordenar o trânsito entre Zona Norte, Centro e Zona Sul da Cidade, proporcionando melhorias de fluidez e segurança e eliminando a necessidade de circulação pelo Centro.

 

Após a construção do chamado mergulhão, o trânsito procedente da Zona Norte e Ponte seguirá direto pela Avenida Marquês do Paraná, sem passar pela Avenida Amaral Peixoto e Rua Doutor Celestino Já o fluxo procedente de Icaraí, em direção ao Centro, poderá cruzar a pista continuamente, no cruzamento das Avenidas Marquês do Paraná e Amaral Peixoto.

 

Com maior ordenamento viário, o trânsito de pedestres poderá ser feito de forma mais segura nas proximidades do Hospital Universitário Antônio Pedro.

 

 

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