logo

logo logo logo Colab

Início
CCPCM exibe instalação e um vídeo 3D produzido Pela Agência Devacode a partir de trabalhos da artista plástica Icléa Eccard PDF Imprimir E-mail

             Icclea2A partir do dia 29 (quarta-feira) de junho de 2011, às 19 horas, acontece a mostra Insetos de Icléa Eccard sob Perspectiva Estereoscópica no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM). Pela primeira vez em Niterói, o público verá uma animação em vídeo 3D, produzido pela agência Devacode com imagens que parecem saltar da tela, a partir de trabalhos semelhantes a insetos da artista plástica Icléa Eccard (Galeria Quirino Campofiorito). Um projeto inovador, idealizado pelo Projeto Niterói Artes unindo o virtual e o real na mesma cena.

 

No segundo andar do CCPCM (Sala Hilda Campofiorito), ainda, o espectador verá uma série de projetos da Devacode. Na abertura do evento o Conjunto de Sopros de Niterói, regido pelo maestro Walter Jr., se apresenta na varanda do CCPCM com repertório recheado de músicas referentes ao mundo virtual incluindo composições para videogame e cinema.

 

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=w1dkVLLV0ug

 

A exposição

 

Uma instalação contendo aproximadamente 300 peças com variações de formas e dimensões, criados em cima de figuras geométricas de metal com dimensões que variam de 2,5 cm a 1,20 m. “O material é a lâmina de alumínio e a chapa de ferro usando o quadrado como ponto de partida para as peças que passam do plano ao espaço tridimensional através do corte e da dobra. Tenho uma preocupação ambiental e orgânica extrema procurando utilizar material reciclado. Quem já viu chama as peças de insetos”,disse Icléa Eccard.

 

Segundo Kátia Jacobson, do Projeto Niterói Artes, a exposição será formada por painéis, sendo um de fundo com a projeção do vídeo em 3D e outros laterais sugerindo um enxame de insetos em escala menor. No chão e espaço, serão posicionadas as peças em maiores dimensões. Todos os vidros da galeria serão revestidos de preto para melhor efeito da projeção em terceira dimensão. O público terá a disposição 110 óculos especiais para visualização do efeito 3D.

 

A Niterói Artes reinventa seu portal usando novas ferramentas como: Destaque do Mês  realizando uma entrevista mensal em áudio de um evento selecionado da agenda cultural da cidade. Novo layout e sistema de agenda on-line divulgando os eventos enviados para nossa equipe por visitantes do site e eventos cadastrados na agenda impressa da cultura de Niterói. Além disso, criamos catálogos virtuais: produção mensal do mesmo acompanhando a agenda de exposições do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. O artista que já possui sua página no portal pode atualizá-la entrando no site ou criar uma, caso não a tenha. Clicando em nosso twitter (www.twitter.com.br/niteroartes), é possível saber o que acontece no meio cultural da cidade e adjacências. Em breve, mais novidades! revelou Célio Silva, coordenador do Projeto Niterói Artes.

 

 

Icléa Eccard

 

Após a morte do pai, Icléa Eccard, com quatro anos de idade, foi morar em Itaocara (interior do RJ), onde passou a infância e a adolescência. Muito curiosa, e sem vocação para os estudos, não conseguia ficar indiferente a exuberância e mistérios da natureza. Eu perseguia insetos, estrelas cadentes...”.

 

Nessa época, a artista, mantinha um espaço secreto onde colecionava sucatas, tentando construir asas na tentativa de voar. Apesar de muitas quedas, valeu a experiência. Na adolescência descobriu no desenho uma forma de ter boas notas na escola. Mesmo com profunda admiração pelas manifestações populares, do som sutil e romântico da bossa nova, do tropicalismo: também amava os Beatles e os Rolling Stones. Por outro lado, o clima tenso e rígido da ditadura perseguia as pessoas física e moralmente.

 

Já adulta e graduada em Projetos Gráficos pela UFRJ, frequentou várias oficinas incluindo as de música da Orquestra de Câmara de Niterói e as de Gravura e Escultura no Museu do Ingá. Na Oficina de Escultura se adaptando rapidamente: tudo me remetia à idéia do espaço secreto da infância com materiais diversos e liberdade de criação.

 

Somente mais tarde, na intimidade do ateliê foi capaz de encontrar a total liberdade de expressão num espaço de ação e reflexão com direito a erros e acertos. Paralelo a estas atividades desenvolveu projetos voluntários junto à comunidade, cursos e encontros com artistas, buscando sempre um diálogo da arte como meio e a natureza: hoje da janela de um avião, posso contemplar a verdadeira obra de arte!  Sou grata a Niterói Artes pela idéia do projeto, com a intenção de unir o real e o virtual numa linguagem contemporânea, lúdica onde as sensações se confundem., concluiu Icléa Eccard.

 

A artista participou da Oficina de Gravura, no Museu do Ingá, em Niterói, 1977 e 1978, de Oficina de Escultura, na mesma instituição e realizou o curso de Aprofundamento em Pintura e 3D, na antiga Sala Raul Seixas do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em 1996. Integrou o grupo de artistas intitulado "4x4", 1996 e 1997, e o grupo "Duna", 1995 e 1998. Coordenou o projeto Arte/Comunidade, realizado no Museu de Itaipu, em Niterói, 1995, e, atualmente, orienta o curso "Introdução à Experiências no Espaço Tridimensional", no ateliê Duna, em Niterói. Realizou exposição individual no Museu do Ingá, 1994, na Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro, 1995, e no Centro de Arte da Universidade Federal Fluminense - UFF, 1996.

 

Entre as exposições coletivas de que participou, destacam-se: Casa de Cultura da Universidade Federal de Londrina, Paraná, 1993; Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, 1994; II Salão do Museu de Arte Moderna da Bahia, 1995; Espaço Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, 1997; e Museu do Ingá, 1997. Em outubro deste ano integrará uma exposição com o grupo Duna, no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Sua obra está representada na Casa de Cultura Laura Alvim.

 

 

Devacode

 

Durante todo o período da mostra um vídeo de 1min e 30 produzido pela agência Devacode - Soluções Multimídia será visto pelo público com imagens estereoscópicas tendo como mote as esculturas de Icléa: desenvolvemos uma animação divertida onde os bichinhos saem de uma caixa sobre a mesa e se lançam ao chão.  Esse é o lado virtual. O espectador terá a impressão de que insetos saltam da tela e se espalham pela Galeria Quirino Campofiorito, no andar térreo do CCPCM. É o lado real. Para obtermos um clima de cinema, todas as paredes de vidro da galeria serão cobertas de tecido preto com a intenção de produzir um efeito de continuidade e criar um clima de cinema. Somos uma fábrica multimídia. Nosso trabalho é transformar as idéias de nossos clientes em experiências ricas através de imagens, sons, movimento e interação. contou Fabian Tonack, especialista em arte 3D, composição e edição.

A Devacode possui um estúdio 3D Multimídia, desenvolvendo maquetes eletrônicas, passeios virtuais, personagens, atores virtuais, motion graphics, modelagem e animação institucional, 3D para web e impresso e estereoscopia (imagens que saltam da tela). Alguns dos trabalhos da empresa podem ser vistos em uma mostra paralela na Sala Hilda Campofiorito (segundo andar do CCPCM).

 

Além disso, a Devacode mantém uma agência de criação por trás da fábrica de multimídia, com foco em criatividade e produtividade  e utilizamos as boas e velhas ferramentas da publicidade. Cuidamos da criação de identidade visual, ilustração, foto-publicidade e peças impressas, contou o publicitário Paulo Belote, membro da equipe Devacode.

 

Contato para entrevistas: Célio Silva (Coordenador do Projeto Niterói Artes - 3246-3784/2621-5050 - ramal 229); Kátia Jacobson (Projeto Niterói Artes 8001-5282/262-5050 ramal 229); Icléa Eccard (8870 -9086/2714-9086); Deva Code (2722-7919); Fabian Tonack (Devacode 8894-1356); maestro Walter Jr. (8875-1540)

 

Serviço:

Insetos de Icléa Eccard sob Perspectiva Estereoscópica

 

Abertura: 29 de junho (quarta-feira) de 2011, às 19 horas

Período: 30 de junho a 24 de julho de 2011

Visitação: segunda-feira, 13h às 17horas; terça a sexta-feira, 10h às

17 horas; sábados, domingos e feriados, das 10h ás 15 horas

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Rua Lopes Trovão, s/nº, Campo de São Bento, Icaraí, Niterói, 2610 5748)

ENTRADA FRANCA

 

Web Portal Niterói Artes: www.niteroiartes.com.br (ouça a entrevista com Icléa Eccard e a Devacode em podcast no portal, a partir do dia 29 de junho)

 

Web Devacode: www.devacode.com.br

 

Encontro com os artistas:

Data: 24 de julho (domingo)

Hora: 11horas

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Rua Lopes Trovão, s/nº, Campo de São Bento, Icaraí, Niterói, 2610 5748

 

ENTRADA FRANCA

 

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ