Niterói Cidadã

O Niterói Cidadã é um programa da Prefeitura de Niterói de apoio ao Terceiro Setor, com foco no aprimoramento da gestão para que as Organizações da Sociedade Civil possam se formalizar, se desenvolver, alcançar seus objetivos, captar recursos de forma independente e participar de editais do Município.

A Prefeitura de Niterói reconhece a importância das ONGs na cidade. Afinal, elas defendem causas sociais importantes, fomentam a cultura da doação e do voluntariado e garantem direitos sociais aos mais vulneráveis.

Através do Niterói Cidadã, essas instituições poderão participar de cursos de capacitação, ações filantrópicas, ter acesso a editais e ter sua causa divulgada pelos canais da Prefeitura.

COMO FUNCIONA?

Para participar do Niterói Cidadã, basta responder ao questionário no  Portal de Serviços. Esse diagnóstico vai ajudar a gestão municipal a compreender, de forma mais específica, as principais demandas das organizações e projetos sociais, com o objetivo de desenvolver ações que auxiliem e apoiem o Terceiro Setor.

Ações

Todas as Organizações da Sociedade Civil cadastradas no Niterói Cidadã poderão participar das ações desenvolvidas para fortalecer o Terceiro Setor.

Através do questionário disponibilizado no Portal de Serviços , a Prefeitura de Niterói vai mapear as organizações que atuam em Niterói e identificar as principais demandas, que vão auxiliar a gestão a desenvolver medidas que auxiliem o Terceiro Setor.
O programa também oferece cursos de capacitação e profissionalização para que as organizações possam melhorar a governança, elaborar projetos e captar recursos.
A Prefeitura de Niterói está desenvolvendo um selo para os participantes do programa e apoiadores do projeto, a fim de estimular que empresas privadas possam formar parcerias com as Organizações da Sociedade Civil, através da disseminação de informações e benefícios para quem doa e quem recebe.
O Niterói Cidadã também é um espaço de troca entre as organizações parceiras, para que elas possam se conhecer, compartilhar experiências e se mobilizar. Todas as entidades participantes serão incluídas em uma lista de transmissão para a troca de informações e atualizações sobre o programa.
O Niterói Cidadã disponibiliza aqui no site uma lista de todas as organizações cadastradas, dando visibilidade às suas páginas e propagando o trabalho que desenvolvem.
O programa também divulga editais, notícias relacionadas ao Terceiro Setor e eventos sociais. O Niterói Cidadã está em constante desenvolvimento de outras ações que possam fortalecer e apoiar o Terceiro Setor de Niterói.

 

Capacitação

Uma das ações desenvolvidas pelo programa Niterói Cidadã é o curso gratuito de Gestão e Governança para OSCs, com início da primeira turma em outubro. A capacitação tem como objetivo auxiliar as organizações para que aprimorem sua gestão, elaborem projetos, captem recursos e comuniquem suas iniciativas de forma independente.

O curso aborda o histórico das Organizações da Sociedade Civil; governança das OSCs, passando pela legislação, formalização e manutenção das entidades; gestão de projetos; formas de captação de recursos, inclusive em editais nacionais e internacionais; como fazer a prestação de contas; além da importância da comunicação e do bom uso das redes sociais.

As aulas serão realizadas pela Escola de Governo e Gestão (EGG), com a participação de profissionais especializados e instituições parceiras, entre elas a OAB Niterói.

Todas as vagas para a primeira edição já foram preenchidas, mas há uma lista de espera para a próxima turma, com previsão de início para o primeiro semestre de 2022. Para manifestar interesse em participar, basta preencher o questionário.

Notícias

    15 de outubro de 2021

    Edital FURNAS destinará 1 milhão para organizações sem fins lucrativos

    Com inscrições até 13 de outubro, o Edital Social FURNAS 2021 selecionará organizações que contribuam para a melhoria da qualidade…
    18 de setembro de 2021

    Prefeitura quer ajudar a fortalecer terceiro setor e gerar emprego e renda para a cidade

    Programa Niterói Cidadã vai oferecer 50 vagas em cursos de capacitação para organizações da sociedade civil Com o objetivo do…
    12 de agosto de 2021

    Prazo para responder questionário do Niterói Cidadã é prorrogado até o dia 16 de agosto

    A primeira fase de elaboração do programa Niterói Cidadã, que é o preenchimento de um questionário pelas organizações do Terceiro…
    29 de julho de 2021

    Niterói Cidadã: questionário está disponível até o dia de 9 de agosto

    Iniciativa da Prefeitura visa ações de fortalecimento do Terceiro Setor   A Prefeitura de Niterói está desenvolvendo uma iniciativa de…

    ONG´s

    Conheça as organizações parceiras do Niterói Cidadã

    AcanitAcanit
    Acriartes
    Adama
    Alexandra Seabra Melo Oliveira
    AmaDarcy
    Apoio de Indivíduos e Familiares de Dependentes Químicos,Drogas Lícitas e Ilícitas
    Associação de Assistência Social Coração de Jesus
    Associação Fluminense de Reabilitação
    Associação Viver Bem
    Banco Comunitário do Preventório
    Bem TV
    Caminho de luz
    Campus Avançado
    Ceap – Centro Espírita Antônio de Pádua
    Ceesa
    Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida
    Centro Pró Melhoramento do Bairro Caramujo
    CHAO – Centro Humanitário Abebé de Ouro
    CMAIC – Câmara de Moradores e Amigos da ilha da Conceição
    Coletivo Manas
    Comunidade Luterana de Niterói
    Conexao Favela e Arte
    Creche Cidade dos Menores
    Criança tem que ser feliz
    Espaço Cultural da Grota
    Espaço Múltiplo Orla
    Fã Clube Animal
    FamNit
    Gema
    Gepar
    Gingas
    Ibesva
    Idea Brasil
    IFEC
    Igreja Nossa Senhora de Fátima Reitoria
    IMMuB
    Instituto Baía de Guanabara
    Instituto De Coração Para Coração
    Instituto JCA
    Instituto Rumo Náutico
    Instituto Teatro Novo
    Instituto Viva Mais e Melhor
    Lar Os Girassóis
    Ministério da Glória de Deus
    Mulheres em Rede
    Oficina do Parque
    Pastoral do Acolhimento Social
    Pré-Universitário Popular Milton Santos
    Projeto de Inclusão Social Amigos da Ponta d’ Areia
    Projeto Escolhas do Bem
    Projeto Nação kids
    Projeto Óculos Social
    Projeto Recomeçar
    Projeto S.E.R
    Projeto Social Coração da Capoeira
    Projeto Socioambiental e Esportivo Fonte de Atletas
    Projeto Sombra e Água Fresca
    Projeto União do Bem
    Projeto Vou de Canoa
    Quintal da Casa de Ana
    Sementes da Democracia
    Seminário Teológico Batista de Niterói
    Sempre Criança
    Sociedade Beneficente da Sagrada Família
    SOS Zona Norte
    Superação da Violência Doméstica
    Turma da Sopa de Niterói
    Um Caminho para o Futuro
    Viver Feliz Home Care

     

    Parcerias

    FAQ

    1. O que é o Terceiro Setor?

    É o nome usado para designar organizações privadas sem fins lucrativos e de interesse social, chamadas de sociedade civil organizada. Compõem o Terceiro Setor as cooperativas e organizações religiosas que desenvolvem trabalhos de interesse social; associações de moradores, de categorias profissionais ou de torcedores de time que prestam serviços de interesse geral, e fundações de cunho social.

    2. O que é o Niterói Cidadã?

    É um programa desenvolvido pela Prefeitura de Niterói para fortalecer o Terceiro Setor, através de ações que possam ajudar as organizações da cidade a se desenvolver, elaborar projetos, captar recursos de forma independente e participar dos editais do Município.

    3. Quem pode participar do Niterói Cidadã?

    Profissionais que atuam em Organizações da Sociedade Civil com sede em Niterói.

    4. Como se cadastrar no programa?

    Basta preencher o formulário de cadastro através do site servicos.niteroi.rj.gov.br

    5. Para que serve o formulário?

    Através deste formulário, vamos traçar um diagnóstico do Terceiro Setor em Niterói, identificando as principais demandas das instituições para melhor desenvolver ações de apoio.

    6. O Niterói Cidadã oferece cursos?

    O programa está desenvolvendo uma série de ações de apoio ao Terceiro Setor. Entre elas, está a capacitação e profissionalização das organizações, para auxiliá-las no desenvolvimento de projetos, captação de recursos e governança.

    7. Como faço para me inscrever nos cursos?

    Após o preenchimento do formulário, as instituições inscritas são notificadas por e-mail sobre o início das inscrições para os cursos de capacitação. As vagas são preenchidas mediante a ordem de resposta aos e-mails.

    8. Os cursos são pagos?

    Não, todos os cursos oferecidos pelo programa Niterói Cidadã são totalmente gratuitos.

    9. As aulas são presenciais ou online?

    As aulas serão ministradas no modelo híbrido, com a abertura e encerramento no modo presencial, e demais aulas na modalidade virtual, através da plataforma disponibilizada pela Escola de Governo e Gestão, a Microsoft Teams.

    10. Qual é o prazo para a conclusão do curso?

    O primeiro curso terá início no dia 18 de outubro, com previsão de término no dia 28 de outubro. As aulas são de segunda a sexta, com duração média de 2 horas, totalizando 20 horas.

    11. O curso do Niterói Cidadã tem certificado?

    Sim. Os certificados serão entregues gratuitamente após a conclusão de todos os módulos do curso, mediante presença mínima de 75%.

    Você também pode tirar suas dúvidas específicas através do e-mail programaniteroicidada@gmail.com

    Botão Voltar ao topo