Praias da Baía

Praias das Flexas

Há duas hipóteses para sua denominação: a primeira relacionada às flechas utilizadas pelos índios; e a outra, a mais provável, supõe que derivou da planta abundante nos brejos locais, da qual se originam a flecha e a paina da flecha. Possui 400m de extensão. Pequena, mas de grande beleza, está localizada entre as praias da Boa Viagem e a de Icaraí. Dela, pode-se ver as duas pedras históricas: Pedra do Índio (semelhante a cabeça de um índio com cocar) e a Pedra de Itapuca (do tupi, pedra furada) que inspira poetas e pintores.


Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, Ingá, Niterói

Praia de Adão e Eva

São duas praias gêmeas: a primeira tem 250m e a segunda 150m. Com águas calmas, de coloração esverdeada e areias claras e finas, localizam-se bem próximo à entrada da Baía de Guanabara e dão acesso à Fortaleza de Santa de Cruz.


Avenida Carlos Ermelindo Marins – Jurujuba, Niterói.

Praia de São Francisco

Possui 750m de extensão, amendoeiras e gramíneas que ocupam parte da praia. Suas águas são calmas, com areia clara e fina. Localiza-se numa área residencial. Conta com calçadão em toda a orla usado para passeios, jogging e ciclismo. É ideal também para a prática de esportes a vela. É margeada por bares e restaurantes, pontos da maior badalação noturna da cidade. Em uma colina no final da praia, encontra-se a Igreja de São Francisco Xavier.

Avenida Quintino Bocaiúva- São Francisco, Niterói.

Praia de Icaraí

Localizada no interior da Baía de Guanabara, significa em Tupi “água benta, água santa, rio sagrado ou rio salgado”. Com 1.200m de extensão e vegetação composta de amendoeiras e coqueiros, é uma das mais conhecidas da cidade. O local possui uma extensa faixa de areia e um calçadão que permitem a prática de diversas modalidades esportivas, caminhadas ou apenas admirar o belíssimo panorama. Também é palco dos maiores eventos promovidos na cidade. Dela, avista-se a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca, o MAC e parte da cidade do Rio de Janeiro, destacando-se o Corcovado e o Pão de Açúcar.


Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres – Icaraí, Niterói.

Praia de Jurujuba

Suas águas são escuras e calmas. Possuindo 300m de extensão, é margeada por uma estreita calçada com ipês e amendoeiras. Na praia está instalada a sede da tradicional colônia de pescadores. A enseada de Jurujuba é cenário da Festa de São Pedro de Jurujuba, realizada anualmente em 29 de Junho. Na orla, há vários restaurantes típicos de frutos do mar e bares. Seu aspecto é bastante rústico e seu nome significa “pescoço amarelo ou ruivo, barba ruiva ou loura”.


Avenida Carlos Ermelindo Marins – Jurujuba, Niterói

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo